Comércio Exterior: História, teorias e práticas-0

Comércio Exterior: História, teorias e práticas

Este livro é dirigido especialmente a estudantes dos cursos de Comércio Exterior de todos os níveis – ensino técnico, de graduação e de pós-graduação. Escrita em linguagem acessível, a obra aborda as principais teorias e práticas históricas do comércio internacional. É um livro para não economistas, na medida em que se procurou uma abordagem voltada para administradores e para aqueles que atuam na área como consultores, especialistas e palestrantes.


Abrir na Amazon.com

R$ 62,00

Com desconto na livraria virtual
Abrir na LibriLaboris

EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

Para comprar este livro, faça login ou crie sua conta.

Entrar para comprar

Descrição da edição: Revisada

ISBN: 978-85-7516-723-6

Editora: Alínea

Autor: Reinaldo Dias, Maurício Cassar e Waldemar Rodrigues

Edição: 2

Ano: 2014

Páginas: 192

Formato: 14 x 21 cm

Idioma: Português

Apresentação

Capítulo 01
O Mercantilismo
Reinaldo Dias
     O mercantilismo: aspectos teóricos
O Brasil e o período mercantilista

Capítulo 02
Teorias Clássicas do Comércio Internacional
Maurício Cassar
Introdução ao liberalismo e ao comércio internacional
O liberalismo de Adam Smith
O liberalismo de David Ricardo

Capítulo 03
A Substituição de Importações
Valdemar Rodrigues
     O processo de desenvolvimento latino-americano e a substituição de importações
O modelo de desenvolvimento exportador – “para fora”
A mudança do modelo primário-exportador para o novo modelo – “para dentro”
O processo de substituição de importações nos países latino-americanos
O processo de industrialização no Brasil
Contemporaneidade

Anexo
CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina

Reinaldo Dias
Sociólogo, Mestre em Ciência Política e Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Especialista em Ciências Ambientais pela Universidade São Francisco (USF). É professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do Programa de Pós-graduação do Centro Universitário UNA/MG. É autor de vários livros nas áreas de Administração, Sociologia, Ciência Política, Gestão Ambiental.

Maurício Cassar
Engenheiro pela UNICAMP, especialista em Administração de Empresas pela FGV-SP, e Mestre em Educação pela UNISAL. Professor universitário desde 1996 de disciplinas dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

Waldemar Rodrigues
Economista pela PUC-SP, especia-lista em Economia de Empresas pela PUC-Campinas e Mestre em Administração pela UNISAL. Professor do curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior da UNIP. Consultor de várias empresas na área de Comércio Exterior.

Este livro é dirigido especialmente a estudantes dos cursos de Comércio Exterior de todos os níveis – ensino técnico, de graduação e de pós-graduação. Escrita em linguagem acessível, a obra aborda as principais teorias e práticas históricas do comércio internacional. Apresenta, inicialmente, uma abordagem do mercantilismo e seu papel na colonização do Brasil, depois aborda a teoria clássica em suas duas principais vertentes: a vantagem absoluta de Adam Smith e a teoria da vantagem corporativa de David Ricardo, concluindo com a temática da substituição de importações focada na América Latina.
É um livro para não economistas, na medida em que se procurou uma abordagem voltada para administradores e para aqueles que atuam na área como consultores, especialistas e palestrantes.

Outros livros do(s) autor(es)