Transformações da escola e do cenário educacional no Brasil: novas percepções e novos caminhos
O livro propõe repensar a escola, ressignificar os sentidos sobre o ‘estar na escola’ visando, também, avanços na compreensão do que se entende por ‘educação híbrida’, um tema que precisa estar na pauta das escolas, dos pais e das políticas públicas de educação. Refletir sobre a educação e a escola à luz de uma pluralidade de conceitos: a relação escola-família, as transformações da educação no que diz respeito à introdução de novas tecnologias, dentre outros.
- 1a edição
- Maio/2022
- R$74,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-039-7
- ISBN
- 252
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1.
O panorama mundial da escola
Capítulo 1
Novos desafios da educação brasileira
Maria Helena Guimarães de Castro
Capítulo 2
Transformações na educação brasileira a partir da crise da Covid-19
Claudia Costin
Parte 2.
Transformação da educação: Tecnologia e hibridismo
Capítulo 3
O impacto do fechamento das escolas na aprendizagem dos alunos e a educação híbrida como proposta
Lara Andréa Crivelaro
Capítulo 4
Educação híbrida e integral: razão e emoção nos processos de ensino e de aprendizagem
Anita Lilian Zuppo Abed e Emílio Munaro Junior
Capítulo 5
É preciso (bem) mais do que tecnologia para transformar a educação
Luciana Allan
Parte 3.
A escola e seu ecossistema
Capítulo 6
Os professores da Educação Básica: novos olhares?
Guiomar Namo de Mello
Capítulo 7
O dia a dia do professor: ser competente ou apenas habilidoso?
Vasco P. Moretto
Capítulo 8
As novas competências do diretor escolar
Filomena Siqueira e Mozart Neves Ramos
Capítulo 9
Uma escola mais humana
Ana Maria Diniz
Capítulo 10
Uma perspectiva fundamental para transformações consistentes na educação: a relação família-escola
Taís Bento e Roberta Bento
Parte 4.
Metodologias na escola
Capítulo 11
Ambientes de aprendizagem e ambiental aprendizagem
David Cavallo
Capítulo 12
Cultura maker na escola
Débora Garofalo
Capítulo 13
Combinando propostas de metodologias ativas para uma aprendizagem significativa
Ronaldo Barbosa, Lana Paula Crivelaro e Ana Maria Fontenelle Catrib
Lista de siglas
Sobre os autores
Orelha
Reunindo grandes especialistas da área da educação para promover um debate com diferentes perspectivas, este livro propõe repensar a escola e o cenário educacional no Brasil, levando em conta as grandes transformações que vêm ocorrendo com a revolução digital, e em função dos efeitos que a pandemia causou nas escolas de todo o mundo.
Diante desse cenário, propomos olhar para os problemas que os sistemas escolares e a sociedade enfrentarão nos próximos anos, desde a recuperação do que não foi aprendido até a criação, na escola, de uma cultura de colaboração, solidariedade e respeito aos direitos humanos, onde todas as crianças se sintam acolhidas. Nossa proposta é colocar luz sobre temas que precisam estar na pauta e na agenda de líderes e gestores do nosso país, entre eles, a preparação dos docentes para agir em períodos de incerteza e usar recursos didáticos diversificados, incluindo as tecnologias digitais; a necessidade de reinventar as formas de avaliar e validar a aprendizagem, sobretudo a que venha a ocorrer remotamente; e a urgentíssima tarefa de estancar o abandono escolar.
Queremos, com este livro, refletir, recriar, reorganizar e ressignificar o cenário educacional brasileiro e, para tanto, contamos com o apoio do Educbank – apoiador da escola brasileira, para entender o contexto atual da educação, identificar tendências e formas de organização que tornem a escola mais inovadora, mais disruptiva e mais eficiente.
As organizadoras