Trabalho didático na universidade: estratégias de formação
O livro tem como proposta uma estratégia de trabalho metodológico para a formação do docente universitário no contexto do desenvolvimento educativo. A proposta tem como referencial a afirmação da Unesco, “os docentes da educação superior deveriam ocupar-se, sobretudo de ensinar a seus alunos a aprender e a tomar iniciativa, e não a ser, unicamente poços de conhecimentos”. Os autores destacam que o processo pedagógico de qualidade é condicionado por fatores contextuais, objetivos e subjetivos, mas vão além das expressões, pois detalham e explicitam os fatores envolvidos no processo, revelam os indicadores de avaliação, que serão os parâmetros qualitativos.
- 1a edição
- Junho/2011
- R$36,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-460-0
- ISBN
- 146
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Introdução
Visão atual da educação superior e suas instituições
Capítulo 1
O Trabalho Docente na Universidade: precisões conceituais
Análise concêntrica da categoria Trabalho Docente: conceitos, dimensões e processos
A qualidade na educação superior
Formação docente e qualidade na educação superior
Trabalho metodológico, qualidade de ensino e formação docente
Capítulo 2
Modelo Educativo e Processo Pedagógico de Qualidade
Para um modelo educativo de qualidade
Qualidade do modelo educativo e formação dos professores
Conceito e caracterização do processo pedagógico
Capítulo 3
O Trabalho Metodológico na Universidade
Sobre o conceito de Trabalho Metodológico
Dimensões do trabalho metodológico: aprofundamento
Os componentes do trabalho metodológico
A avaliação do trabalho metodológico
Níveis de organização do trabalho metodológico
Capítulo 4
Como Instrumentar uma Estratégia de Desenvolvimento Metodológico na Instituição de Educação Superior (IES)?
A Pró-reitoria de Graduação e sua missão: os Grupos Profissionais Interessados (GPIs) subordinados
Definição de estratégia: conceito de estratégia metodológica da IES
Princípios que sustentam a estratégia metodológica
Fases ou etapas da estratégia
Anexo 1
Instrumento de Observação das Atividades Docentes
Anexo 2
Cronograma de Atividades
Referências