Teorias da Criatividade
Pensando em alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa, bem como nos profissionais de educação, psicologia, negócios, publicidade, arte e outros campos, decidimos escrever este livro, que apresenta seis teorias relevantes e que vêm orientando estudos sobre Criatividade. Trata-se de uma proposta inédita em língua portuguesa, uma vez que não há, ainda, nenhum material impresso ou publicado com essa finalidade. Desejamos oferecer elementos para o aprofundamento do estudo, do debate e da prática nessa área tão essencial e fascinante.
- 1a edição
- Fevereiro/2020
- R$59,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-888-2
- ISBN
- 172
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Introdução
Capítulo 1
Dimensões da criatividade segundo Paul Torrance
Solange Muglia Wechsler e Tatiana de Cássia Nakano
Capítulo 2
O modelo componencial de criatividade de Teresa Amabile
Denise de Souza Fleith, Daniela Vilarinho-Rezende e Eunice Maria Lima Soriano de Alencar
Capítulo 3
A teoria do investimento em criatividade de Robert Sternberg e Todd Lubart
Paulo Sousa Gomes Filho
Capítulo 4
O modelo sistêmico da criatividade de Mihaly Csikszentmihalyi
Mônica Souza Neves-Pereira e Denise de Souza Fleith
Capítulo 5
O modelo da imaginação criativa de Lev Vygotsky
Mônica Souza Neves-Pereira e Jane Farias Chagas-Ferreira
Capítulo 6
Psicologia cultural da criatividade
Vlad Petre Gl?veanu e Mônica Souza Neves-Pereira
Orelha
A psicologia da criatividade vem trilhando uma trajetória de sucesso em que novos modelos teóricos emergem e compõem, com teorias tradicionais, um rico cenário de pesquisa e conhecimentos. Neste momento histórico, um desafio coloca-se para os estudiosos da área: a organização, contextualização e apresentação da produção teórica sobre o tema.
Pensando em alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa, bem como nos profissionais de educação, psicologia, negócios, publicidade, arte e outros campos, decidimos escrever este livro, que apresenta seis teorias relevantes e que vêm orientando estudos sobre criatividade.
Abordando tanto modelos teóricos clássicos como emergentes, Teorias da Criatividade procura mostrar, assinalando os caminhos históricos e biográficos dos autores estudados, de que maneira cada teoria entende o desenvolvimento do processo criativo e como esse fenômeno pode e deve ser potencializado nas diversas áreas das atividades humanas.
São também discutidas as críticas suscitadas pelas teorias, o que, certamente, proporciona uma visão da abrangência e das limitações de cada uma, assim como permite compará-las com mais clareza ante suas semelhanças, divergências e apropriações.
Trata-se de uma proposta inédita em língua portuguesa, uma vez que não há, ainda, nenhum material impresso ou publicado com essa finalidade. Desejamos oferecer elementos para o aprofundamento do estudo, do debate e da prática nessa área tão essencial e fascinante.