Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento
O conhecimento é a maior das riquezas das organizações, uma vez que possibilita a tomada de decisões mais precisas, inteligentes e criativas, promovendo o aumento da competitividade e, por consequência, o desempenho. O leitor verificará que a tecnologia da informação para a gestão do conhecimento é um instrumento por meio do qual as organizações podem aumentar sua competitividade.
- 2a edição
- Revisada
- Maio/2013
- R$55,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-620-8
- ISBN
- 180
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1 – Conceitos Fundamentais
Capítulo 1
Evolução da Administração: como chegamos à Era da informação
Carlos Eduardo Schuster e Cândido Ferreira da Silva Filho
Capítulo 2
Da Aprendizagem à Gestão do Conhecimento
Cândido Ferreira da Silva Filho e Lucas Frazão Silva
Capítulo 3
Sistemas de Informação para a Gestão do Conhecimento
Carlos Eduardo Schuster e Cândido Ferreira da Silva Filho
Capítulo 4
Promovendo o Alinhamento do Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação com o Planejamento Estratégico do Negócio
Renato Maio Júnior e Fernando Ernesto Kintschner
Capítulo 5
Gestão do Conhecimento e Mudança Organizacional
Renato Kraide Soffner
Parte 2 – Estudos em Organizações
Capítulo 6
Tecnologia da Informação para a Gestão do Conhecimento: um estudo em uma empresa do setor de bebidas
Carlos Eduardo Schuster, Cândido Ferreira da Silva Filho e José Francisco Calil
Capítulo 7
Realizando o Alinhamento da Tecnologia da Informação com o Planejamento Estratégico do Negócio: um estudo em uma empresa da indústria farmacêutica
Renato Maio Júnior e Fernando Ernesto Kintschner
Capítulo 8
Tecnologia da Informação e Mudanças Organizacionais: um estudo em uma empresa de bens de capital
Rosana Rombi Soares e José Nicolas Albuja Salazar
Orelha
O conhecimento é a maior das riquezas das organizações, uma vez que possibilita a tomada de decisões mais precisas, inteligentes e criativas, promovendo o aumento da competitividade e, por consequência, o desempenho.
Dentre os desafios dos gestores, está o de promover a disseminação e o compartilhamento do conhecimento por toda a organização. Numa visão pragmática, interessa saber como se ter a informação disponível no momento em que se faz necessária, no lugar certo, no contexto correto e na forma correta para a tomada de decisões.
Considerando que a gestão competente do conhecimento é fundamental para o sucesso das organizações, neste livro, apresentamos alguns métodos de organização e distribuição do conhecimento.
O leitor verificará que a tecnologia da informação para a gestão do conhecimento é um instrumento por meio do qual as organizações podem aumentar sua competitividade.
Todavia, a tecnologia da informação não implica gestão do conhecimento, apenas facilita o acesso às informações. Já a gestão do conhecimento implica modificar a forma de pensar e as atitudes das pessoas, agregando valores e performance às organizações.