Teatro-Máscara-Ritual
Esta obra reúne textos de artistas-pesquisadores-docentes nacionais e internacionais que tecem reflexões em torno das práticas de criação, da formação em Artes Cênicas e das relações entre o teatro, o ritual e o trabalho com máscaras, especialmente na tradição da comédia dell’arte. É resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto ’Comicidade e Criação’ (PRODOC-CAPES) da área de Artes Cênicas/Teatro do Programa de Pós-graduação em Artes da UFU.
- 1a edição
- Setembro/2012
- R$54,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-588-1
- ISBN
- 382
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prólogo de Ator
Apresentação
Capítulo 1
Das Máscaras Rituais às Máscaras Teatrais: a involuntária viagem de Arlecchino entre o além e o palco cênico
Roberto Tessari
Capítulo 2
A Máscara no Início do Século XX: Meierhold, as máscaras e a commedia dell’arte
Béatrice Picon-Vallin
Capítulo 3
A Máscara: do Bufão ao Clown
Joice Aglae Brondani
Capítulo 4
A Máscara e a Formação Teatral: pistas e lampejos de experiências em processo
Vilma Campos dos Santos Leite
Capítulo 5
Meierhold e as Fontes Pré-biomecânicas: grotesco, commedia dell’arte e oriente
Erico José Souza de Oliveira
Capítulo 6
A Saga no Sertão da Farinha Podre e as Máscaras de Clóvis: rasuras [#] do processo criativo
Narciso Telles e Getulio Góis
Capítulo 7
As Muitas Faces do Ator: o jogo das máscaras na formação da linguagem atorial do Tá na Rua
Ana Maria Pacheco Carneiro
Capítulo 8
Meyerhold, o Mestre do Teatro Russo
Yaska Antunes
Capítulo 9
Caminhos para a Constituição de uma Escritura Dramática a Partir de Contornos Decrouxianos
Deborah Moreira
Capítulo 10
Construindo a Minha “Via Negativa”: entre a Capoeira Angola e os sintomas da “Organicidade”
Francisco Farabundo López Sivira
Capítulo 11
O Teatro e o Ritual: os matizes da estética transcultural e das Teatralidades Híbridas entre Bença e o Candomblé
Vinícius Lírio
Capítulo 12
Arroz de Festa
Maria A. de Souza
Capítulo 13
Ritos e Rituais na Dramaturgia de João das Neves
Maria do P. Socorro Calixto Marques
Capítulo 14
Baba Antropofágica: ritual e experiência do corpo coletivo
Dirce Helena Carvalho e Mara Lucia Leal
Capítulo 15
O Corpo Real-ficcional ou o Corpo Carnavalizado na Dança Cênica
Ana Carolina Mundim
Capítulo 16
A Cena Folgazã do Mamulengo
Mário Piragibe
Capítulo 17
Tensões e Incorporações: estudo sobre um caminho entre o corpo do ator e o corpo do personagem
Luiz Felipe Botelho
Capítulo 18
O “Poeta Grandão” versus o “Homenzinho do Bumba Meu Boi”: rituais, máscaras e negociações na gênese do “Teatro do Nordeste”
Luís Augusto da Veiga Pessoa Reis
Capítulo 19
Carnavalização e Mercantilização da Cultura e do Corpo
Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado
Capítulo 20
Casa 37 – Jogo e Ritual: Teatralidades contemporâneas na formação do artista/educador/pesquisador
Roberto Ives Abreu Schettini
Capítulo 21
Do Pagliaccio de Cara Branca ao Augusto de Nariz Vermelho: observações sobre rumos da máscara e maquiagem clownesca
Demian Moreira Reis
Capítulo 22
História e Rumos da Máscara Clownesca
Fabio Dal Gallo
Sobre os Autores
Orelha
Esta obra reúne textos de artistas-pesquisadores-docentes nacionais e internacionais que tecem reflexões em torno das práticas de criação, da formação em Artes Cênicas e das relações entre o teatro, o ritual e o trabalho com máscaras, especialmente na tradição da comédia dell’arte. É resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto ’Comicidade e Criação’ (PRODOC-CAPES) da área de Artes Cênicas/Teatro do Programa de Pós-graduação em Artes da UFU.
O material aqui reunido oferece um [muitos] olhar[es] sobre esta temática aos pesquisadores brasileiros, colaborando, assim, com a produção de conhecimento na área. Boa Leitura!
Prof. Dr. Narciso Telles