Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas
O livro tem como foco a discussão dos problemas e os desafios epistemológicos e metodológicos que a complexidade da subjetividade coloca para aqueles que trabalham com o tema, não apenas como objeto de pesquisa em diferentes campos, mas, também, em processos de avaliação e de intervenção psicossocial. Desenvolvido com amplitude e diversidade consideráveis, privilegia a discussão da Epistemologia Qualitativa elaborada por González Rey e seus desdobramentos metodológicos, tendo como eixo a sua novidade como forma diferenciada de produção de conhecimento acerca da subjetividade e sua pertinência para o estudo desta.
- 1a edição
- Agosto/2014
- R$68,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-703-8
- ISBN
- 244
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Ideias e Modelos Teóricos na Pesquisa Construtivo-Interpretativa
Fernando Luís González Rey
Capítulo 2
A Construção do Cenário Social da Pesquisa no Contexto da Epistemologia Qualitativa
Maristela Rossato, Luiz Roberto Rodrigues Martins e Albertina Mitjáns Martínez
Capítulo 3
Um dos Desafios da Epistemologia Qualitativa: a criatividade do pesquisador
Albertina Mitjáns Martínez
Capítulo 4
Pesquisa em Educação: desafios para a Epistemologia Qualitativa de González Rey
Cristina M. Madeira-Coelho
Capítulo 5
A Epistemologia Qualitativa na Pesquisa em Saúde: suas implicações e desafios
Valéria D. Mori
Capítulo 6
Metodologia Qualitativa e Criatividade no Estudo da Subjetividade na Família
Vannúzia Leal Andrade Peres
Capítulo 7
O Lugar da Subjetividade no Processo de Avaliação Diagnóstica do Indivíduo com Deficiência Intelectual: desafios metodológicos e epistemológicos
Alexandra Ayach Anache e Heriel Luz
Capítulo 8
Perigosos ou Vítimas: duas maneiras de anular a condição de sujeito na intervenção
Omar Bravo
Capítulo 9
Subjetividade e Espiritualidade em Sociedades de Universos Múltiplos: problemas de pesquisa clínica e qualitativa
Maurício da Silva Neubern
Capítulo 10
Epistemologia e Método das Pesquisas em Psicologia: uma questão política
Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Ana Mercês Bahia Bock e Maria da Graça Marchina Gonçalves
Sobre os Autores
Orelha
O livro tem como foco a discussão dos problemas e os desafios epistemológicos e metodológicos que a complexidade da subjetividade coloca para aqueles que trabalham com o tema, não apenas como objeto de pesquisa em diferentes campos, mas, também, em processos de avaliação e
de intervenção psicossocial. A obra, desenvolvida com amplitude e diversidade consideráveis, privilegia a discussão da Epistemologia Qualitativa elaborada por González Rey e seus desdobramentos metodológicos, tendo como eixo a sua novidade como forma diferenciada de produção de conhecimento acerca da subjetividade e sua pertinência para o estudo desta.
A intenção da obra é, também, ampliar o debate aberto sobre um tema que coloca desafios de diferentes naturezas e que possui importantes implicações para a qualidade da pesquisa e do trabalho humano e profissional em diferentes campos – como a educação,
a saúde, o trabalho comunitário e institucional – que demandam, no Brasil atual, propostas de pen-samento que permitam o diálogo com múltiplas articulações nos processos subjetivos e culturais, como no compromisso ético e político.
Fruto da produção científica do Grupo de Trabalho (GT) Subjetividade, Ensino e Aprendizagem da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), este livro será útil a todos os pesquisadores que, nas diferentes áreas de interesse, trabalham com pesquisa qualitativa: psicólogos, educadores, sociólogos, antropólogos, pesquisadores da área da saúde, dentre outros, assim como para os profissionais que desenvolvem sua prática profissional com indivíduos, grupos, instituições e comunidades nos diferentes campos. Particular relevância pode ter a obra nas disciplinas de Metodologia de Pesquisa ministradas no Ensino Superior nos Programas de Pós-graduação das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde por constituir uma rica fonte de novas ideias para reflexão e debate.