Representações sociais do ser professor
Leanete Thomas Dotta
Em um amplo contexto de novas demandas educacionais e de crescentes discussões acerca da formação docente, um questionamento inevitável se instaura: o que é ser professor? Por meio da Teoria das Representações Sociais, este livro busca uma resposta dentre os próprios professores da Educação Básica, resposta esta que suscita novas discussões sobre a formação docente.
- 1a edição
- Janeiro/2006
- R$30,00
- Preço de capa
- 85-7516-138-5
- ISBN
- 92
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
Com desconto
na livraria virtual
na livraria virtual
.
Sumário
PrefácioApresentação
Introdução
Capítulo 1 - Lazer e Turismo na Sociedade Capitalista
A preparação dos trabalhadores para o turismo
Tempo de trabalho e tempo de lazer turístico
Turismo, massificação e simulacro
O turista, sujeito atuante no mundo da mercadoria
Capítulo 2 - Turismo: do fetichismo ao espetáculo
Fetichismo da mercadoria e sociedade do espetáculo
Turismo, expressão do tempo espetacular
A fé religiosa, uma mercadoria turística
Capítulo 3 - Produção Científica em Turismo: síntese crítica
A corrente liberal
A corrente do planejamento estatal
A corrente pós-moderna
A corrente crítica
A geografia... Isso serve, antes de mais nada, para fazer turismo?
Capítulo 4 - O Turismo na Periferia do Capitalismo
Turismo, a reafirmação do mito do desenvolvimento
O arquétipo colonial: o sexo como constituinte turismo periférico
Os residentes como mercadoria: força de trabalho e exotismo cultural
Turismo e cinema: reforçando estereótipos
Capítulo 5 - Brasil: de colônia de exploração à colônia de férias
Um país 'abençoado por Deus e bonito por natureza'
O trabalho no turismo no Brasil
Turismo no Brasil: apropriação do espaço e espetáculo
Considerações finais
Referências