Reflexões e Sugestões Práticas para Atuação na Educação Infantil
Este livro partiu de uma construção coletiva acerca da ressignificação de conceitos, objetivos e possibilidades de ação em torno da Educação Infantil por parte de educadores intrinsecamente comprometidos com a Educação. Assim, a produção coletiva deste livro é parte da preocupação e compromisso que se materializam nos textos como forma de contribuir para a reflexão, não perdendo de vista que o foco de todas as ações políticas e sociais é, permanentemente, proporcionar a melhoria da qualidade da educação, valorizando, sobretudo, os profissionais que são sujeitos dessas transformações. Alguns dos artigos nele apresentados foram objeto de debates, oficinas e mesas redondas no referido evento e se juntam aos de autores convidados, entre outros, do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP.
- 1a edição
- Julho/2008
- R$38,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-258-3
- ISBN
- 182
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Lançando Mão de Paulo Freire para Pensar a Infância
Andréia da Silva Quintanilha Sousa
Capítulo 2
Políticas Públicas Nacionais para a Primeira Etapa da Educação Básica: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação
Epifânia Barbosa da Silva
Francisca Lusia Serrão Ferreira
Maria Geovana da Silva Barianni
Capítulo 3
Desafios às Políticas para a Infância
Walterlina Brasil
Capítulo 4
Formação Profissional para uma Educação Socialmente Inclusiva
Marilene Proença Rebello de Souza
Denise Trento Rebello de Souza
Capítulo 5
A Criança e seu Corpo: uma linguagem despercebida na escola
Tania Suely Azevedo Brasileiro
Capítulo 6
Educando para o Coração: a afetividade na escola infantil
Fátima de Souza Maia Queiroga
Capítulo 7
Ética e Valores na Educação Infantil
Vanessa Aparecida Alves de Lima
Capítulo 8
Violências na Infância: o corpo se expressa e... denuncia!
Ruymar Pereira de Lima
Capítulo 9
A Leitura na Educação Infantil: caminhos possíveis
Neusa dos Santos Tezzari
Capítulo 10
Literatura Infantil e Gênero: novo perfil feminino
Nair Ferreira Gurgel do Amaral
Capítulo 11
Ética e Educação Infantil... Caminhos a Serem Percorridos
Célio José Borges
Capítulo 12
Filosofia para Crianças
Nilson Santos
Capítulo 13
Lúdico, Movimento e Diálogo: perspectivas para a expressão cultural na educação infantil
Ivete de Aquino Freire
Capítulo 14
Afetividade no Processo Ensino-Aprendizagem: sala de aula... espaço de atividades lúdicas
Carmen Tereza Velanga
Sobre os Autores