Química Orgânica: um curso experimental

Os cursos de Química (química, farmácia, engenharia química, ambiental entre outros), tanto de graduação como pós-graduação, no Brasil, têm acentuada influência dos grupos de pesquisa institucionais. A sedimentação da formação em química orgânica depende da utilização das metodologias, procedimentos e técnicas característicos da área. A partir dessas considerações, resolvemos apresentar para à comunidade científica o livro Química Orgânica – um Curso Experimental.
Envolve desde aspectos gerais, ambientais e de segurança no laboratório, procedimentos para tratamento e purificação de reagentes e solventes, extração e identificação de compostos orgânicos, até procedimentos de síntese orgânica. 

1a edição
Março/2015
R$68,00
Preço de capa
978-85-7670-194-1
ISBN
224
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte 01
Segurança no Laboratório
Introdução
Regras gerais
Regras de comportamento
Trabalho no laboratório
Vidraria
Trabalhos sob vácuo e sob alta pressão
Proteção contra incêndios
Preparação de soluções

Parte 02
Introdução ao Laboratório de Química Orgânica
Caderno de laboratório
Relatórios
Algarismos significativos
Cálculos em Química Orgânica

Parte 03
Tratamento e Purificação de Solventes e Reagentes
Agentes Secantes
Reagentes sólidos
Secagem de solventes
Cromatografia
Destilação
Destilador de Buchi ou Kugelrohr
Evaporador rotativo
Atmosfera inerte

Parte 04
Química Orgânica Qualitativa
Álcoois
Haletos de alquila
Alcenos
Aldeídos e cetonas
Fenóis
Ácidos Carboxílicos
Ésteres
Amidas e nitrilas
Hidrocarbonetos aromáticos
Nitrocompostos
Aminas
Aminoácidos
Peróxidos

Parte 05
Procedimentos de Química Orgânica
Extração
Aromáticos
Substituição nucleofílica
Eliminação
Adição
Oxidação
Redução
Esterificação
Condensação
Controle Cinético X Termodinâmico
Condensação da Benzoína
Acilação
Green Chemistry

Referências

Orelha

A proposta da obra está dividida em três partes:

Parte I – Operações de laboratório de química orgânica, envolvendo as técnicas usuais de Laboratório e equipamentos comuns de laboratório. Destacando um módulo de Química Orgânica Qualitativa, que pode ser adotado independentemente, como guia para cursos de curta duração, ou em instituições que não disponham de análises espectrométricas.

Parte II – Procedimentos – Esta parte descreve de maneira formal o procedimento para obtenção de compostos, interconversão de grupos funcionais divididos em classes de reações e complexidade do protocolo. (Número de Operações envolvidas). A sua utilização depende do perfil do curso eleito pelo instrutor, tendo a possibilidade de combinar determinados procedimentos, utilizando uma metodologia por blocos de atividades ou usando plano de síntese (pequenos projetos envolvendo 2 ou 3 passos), sempre associada a Química Orgânica Qualitativa e Operações, descritas na parte I.

Parte III – Segurança – Tratamento e descarte de Resíduos. Esta última parte é um guia ressaltando os aspectos comportamentais de atuação em laboratório de química orgânica. Um Guia de Atitudes frente a acidentes, equipamentos de segurança. Um capítulo sobre Toxicologia, abordando os principais termos usados, ficha de alguns compostos orgânicos usados em laboratórios de graduação. O grande destaque da parte III é o capítulo “Resíduos – tratamento e descarte”, que coleciona protocolos de tratamento para os resíduos obtidos em laboratórios de química orgânica, tanto de ensino como de pesquisa, fichas de controle, de inspeção e manutenção do estoque de resíduos. Esta parte III, independente da forma como o livro será adotado, é estritamente ligada a “Operações” e aos “Procedimentos”. Fugindo do padrão Do and Don't, tentamos entregar para professores e alunos um material que exponha a química orgânica experimental como um todo.

Referencia

BRAIBANTE, Hugo Tubal Schmitz. Química Orgânica: um curso experimental. Campinas: Átomo, 2015.
Veja Também