Química Geral no Contexto das Engenharias
Este livro vem contribuir para um melhor aproveitamento da Química nos cursos de Engenharia, pois assume que o aluno possui conhecimentos básicos nessa área, absorvidos no ensino médio. No entanto, sempre que necessário, esses conhecimentos são reapresentados, na medida — extensão e profundidade — e no momento em que se façam oportunos. Na busca pela contextualização e interdisciplinaridade, são introduzidas, na sequência das temáticas abordadas, notícias de jornal ou matérias de revistas especializadas, a fim de que o aluno — futuro Engenheiro — adquira, desde cedo, a capacidade de inter-relacionar os conhecimentos obtidos com o dia a dia da sua profissão.
- 2a edição
- Revisada
- Setembro/2015
- R$55,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-253-5
- ISBN
- 144
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Introdução
Capítulo 1
Um Pouco de Química Geral
Notação e nomenclatura
Fórmula mínima e fórmula molecular
Cálculo estequiométrico e tabela periódica
Estrutura atômica
Ligação química
Termodinâmica, cinética química e a estabilidade das ligações
Ligações covalentes: generalidades
Ligação covalente e estabilidade molecular
As estruturas de Lewis e a Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência
A teoria da Ligação de Valência
Ligação covalente e estruturas de ressonância
Hibridação de orbitrais
A Teoria dos Orbitais Moleculares
TLV e TOM: pontos fracos e fortes
Capítulo 2
Mais um Pouco de Química Geral
Soluções
Equilíbrio químico e constante de equilíbrio
Ácidos e bases
pH e solução tampão
Capítulo 3
Combustíveis Fósseis, Biocombustíveis e Combustão
Introdução
Combustíveis e combustão
Combustíveis fósseis
Biocombustíveis
Um pouco mais sobre combustão
O etanol como combustível
Capítulo 4
Química dos Polímeros e Compósitos
Capítulo 5
Óleos e Óleos Isolantes
Um pouco de química orgânica
Óleos e óleos isolantes
Capítulo 6
Esmaltes, Tintas e Vernizes
Introdução
Especificidades
Capítulo 7
Corrosão Metálica
Corrosão química
Processos redox
Diagramas de Pourbaix
Substâncias químicas como inibidores de corrosão
Capítulo 8
Cimento, Gesso e Cal
Cimento Portland
Capítulo 9
Introdução à Química do Meio Ambiente
Um pouco de química das soluções
Poluição atmosférica e corrosão
Poluição causada pelos combustíveis fósseis
A construção civil e a poluição ambiental
Glossário
Apêndices
Notas
Referências
Orelha
Em grande parte dos cursos de Engenharia, após passar por várias disciplinas, muitas vezes, o estudante termina por não estabelecer correlações entre os conteúdos gerais que aprendeu e os novos conhecimentos obtidos nas disciplinas da parte específica do seu curso e, por consequência, não os relaciona com sua vida profissional.
No tocante à Química, a sua presença e importância fazem-se sentir não apenas na Engenharia Química, mas também, e de forma significativa, nas Engenharias Ambiental, Florestal, de Materiais, do Petróleo, Mecânica e Civil, dentre outras. Por essa razão, o ensino de Química deve ser contextualizado e direcionado, desde o primeiro momento, como nas disciplinas de Química Geral.
Desse modo, elaborar um bom programa para as disciplinas de Química para os semestres iniciais dos cursos de Engenharia significa estabelecer o melhor compromisso possível entre os conhecimentos básicos (aqueles fundamentais para o bom entendimento da Química) e os de Química aplicada, que se inserem no contexto das Engenharias.
Este livro vem contribuir para um melhor aproveitamento da Química nos cursos de Engenharia, pois assume que o aluno possui conhecimentos básicos nessa área, absorvidos no ensino médio. No entanto, sempre que necessário, esses conhecimentos são reapresentados, na medida — extensão e profundidade — e no momento em que se façam oportunos. Na busca pela contextualização e interdisciplinaridade, são introduzidas, na sequência das temáticas abordadas, notícias de jornal ou matérias de revistas especializadas, a fim de que o aluno — futuro Engenheiro — adquira, desde cedo, a capacidade de inter-relacionar os conhecimentos obtidos com o dia a dia da sua profissão.
Nessa linha de trabalho, os exercícios não são utilizados como mero treino para a resolução de questões de prova — para esse fim específico, os exercícios elaborados pelo professor da disciplina certamente serão bem mais instrutivos —, mas como veículos para a consolidação do conteúdo apresentado dos novos conhecimentos.