Química analítica: a arte de criar
A todo momento surgem novas substâncias químicas ou composições que deverão ser identificadas, quantificadas e estudadas para alguma aplicação. Para tais operações há necessidade de técnicas/tecnologias e profissionais especializados além de muito tempo de dedicação.
- 1a edição
- Dezembro/2022
- R$82,00
- Preço de capa
- 978-65-87322-21-6
- ISBN
- 232
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Lista de siglas
Reduzir tempo para aumentar o tempo
HPLC – Método de teor/impureza: dicas de desenvolvimento
Pesquisa e desenvolvimento
Head Space
HPLC – colunas Fast
Tampão em Cromatografia de Fase Líquida: veneno e solução
Colunas Capilares em Cromatografia em Fase Gasosa
Gravimetria: a técnica que resolve
Solventes: a moleza e a dureza da química
Pirólise: aplicação em CFG
Eletroforese Capilar de Zona (CZE)
Equilíbrio Químico: o analista precisa entender
Cromatografia em Fase Gasosa e as Derivações Químicas
Analisando a Água Presente em Suas Amostras
Análise Instrumental de Metais/Semimetais/Ametais
Cromatografia: HPLC e CFG para o analista iniciante
O Desafio de Analisar Fitoterápicos
Introdução a Dioxinas e Furanos
Reflexão do Parâmetro Robustez para a Validação Analítica
Sincronicidade na Química Analítica
A Química Analítica Aplicada a Extraíveis/Lixiviáveis/Sorção: compatibilidade farmacêutica
Básico da Ressonância Magnética Nuclear
Aplicada a Química Analítica
Posfácio: A ciência buscando o equilíbrio de forças
Orelha
Ao longo dos anos observamos as dificuldades naturais do ensino/aprendizagem, a falta de recursos e até a falta de interesse nas oportunidades dos formandos em qualquer nível.
É preciso - em todas as etapas: ensino médio, graduação, pós-graduação, pesquisa nas empresas - buscar aquilo que é básico e fundamental.
Para qualquer país que deseja crescer cientificamente em áreas como a Química, Matemática, Física, Biologia e até as clássicas Engenharias, docentes e discentes devem se engajar, porém, não apenas identificando os fatos, mas criando ações/soluções reais e objetivas, e que sejam executadas. Devemos atingir de forma real o aluno que precisa desenvolver a criatividade para evoluir em sua vida profissional.
Enfatizamos, ainda, o distanciamento entre escola e empresa no estudo da Química. De nada vale ir para a Química avançada, sem saber diferenciar uma bureta de uma pipeta.
Muitas vezes, por excesso de zelo, eliminam-se aulas importantes, como manipular vidros, utilização do olfato, estímulo a fenômenos como cor e alteração de temperatura, tubo de ensaio e suas utilidades, uso de EPI (equipamentos de proteção individual), perigos no laboratório, cuidados nos processos de aquecimento, conhecer reações com oxidação instantâneas (explosivas), produtos tóxicos letais, informar dimensões de letalidade, conhecer as vidrarias, porcelanas, níquel, bronze, ferro, aço e suas resistências ou limites. Este trabalho é feito para você, analista, que está começando. Aproveite!