Questões de Educação Escolar: história, políticas e práticas
Maria Elizabete S. P. Xavier (org.)
Herdeiros de uma longa tradição de submissão a modelos culturais e educacionais, reféns de uma política social que mal dissimula, e, certamente, não atenua a secular desigualdade de oportunidades, enfrentamos, como profissionais da educação, a tarefa de promover o homem e, por suposto, a sociedade brasileira, com os recursos teóricos e práticos à nossa disposição. O que isso significa? O que nos desafia? Falta-nos teoria? Pesquisa? Prática responsável e competente? Sem a pretensão de resolver essas questões, os textos que ora divulgamos, lançam alguma luz e incitam a reflexão sobre esses problemas e suas soluções. A sua publicação visa ao público constituído por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação, professores da rede de ensino interessados em rever e atualizar seus conhecimentos, bem como, a estudiosos da educação, da cultura e da sociedade brasileira em geral.
- 1a edição
- Julho/2007
- R$42,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-202-6
- ISBN
- 190
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Com desconto
na livraria virtual
na livraria virtual
E-book à venda na
.
Sumário
ApresentaçãoCAPÍTULO 1.
A Pesquisa em Educação: o problema das fontes de investigação histórica
Maria Elizabete S. P. Xavier
CAPÍTULO 2.
As Políticas Educacionais na História: em pauta o Inquérito de 1926 e a Reforma do Ensino Paulista de 1920
Valéria Antonia Medeiros
CAPÍTULO 3.
Os Organismos Internacionais e a Política Educacional Brasileira
Roberto Antonio Deitos
CAPÍTULO 4.
A Reforma do Estado e da Educação no Brasil
Ireni Marilene Zago Figueiredo
CAPÍTULO 5.
A Ideologia da Pós-modernidade e a Política Educacional Brasileira
Isaura Monica Souza Zanardini
CAPÍTULO 6.
Expansão do Ensino Superior e Cidadania: retomando conceitos, atualizando o debate
Dirce Maria Falcone Garcia
CAPÍTULO 7.
Relações Interpessoais: um desafio a ser vencido no Ensino Superior
Maria Otilia José M. Mathias
CAPÍTULO 8.
A Trajetória da Educação Infantil em Quatro Ciclos
Lenira Haddad
CAPÍTULO 9.
Referências Culturais de Professores/as e suas Práticas Pedagógicas
Célia Maria de Castro Almeida
CAPÍTULO 10.
Incluir sem Excluir
Helena Machado de Paula Albuquerque
CAPÍTULO 11.
Ler para Aprender: uma concepção de leitura
Maria Celina Teixeira Vieira
Sobre os Autores