Questões de Educação Escolar: história, políticas e práticas

Maria Elizabete S. P. Xavier (org.)
Herdeiros de uma longa tradição de submissão a modelos culturais e educacionais, reféns de uma política social que mal dissimula, e, certamente, não atenua a secular desigualdade de oportunidades, enfrentamos, como profissionais da educação, a tarefa de promover o homem e, por suposto, a sociedade brasileira, com os recursos teóricos e práticos à nossa disposição. O que isso significa? O que nos desafia? Falta-nos teoria? Pesquisa? Prática responsável e competente? Sem a pretensão de resolver essas questões, os textos que ora divulgamos, lançam alguma luz e incitam a reflexão sobre esses problemas e suas soluções. A sua publicação visa ao público constituído por professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação, professores da rede de ensino interessados em rever e atualizar seus conhecimentos, bem como, a estudiosos da educação, da cultura e da sociedade brasileira em geral.
1a edição
Julho/2007
R$42,00
Preço de capa
978-85-7516-202-6
ISBN
190
Páginas
140 x 210 mm
Formato
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Sumário

Apresentação

CAPÍTULO 1.
A Pesquisa em Educação: o problema das fontes de investigação histórica

Maria Elizabete S. P. Xavier

CAPÍTULO 2.
As Políticas Educacionais na História: em pauta o Inquérito de 1926 e a Reforma do Ensino Paulista de 1920

Valéria Antonia Medeiros

CAPÍTULO 3.
Os Organismos Internacionais e a Política Educacional Brasileira

Roberto Antonio Deitos

CAPÍTULO 4.
A Reforma do Estado e da Educação no Brasil

Ireni Marilene Zago Figueiredo

CAPÍTULO 5.
A Ideologia da Pós-modernidade e a Política Educacional Brasileira

Isaura Monica Souza Zanardini

CAPÍTULO 6.
Expansão do Ensino Superior e Cidadania: retomando conceitos, atualizando o debate

Dirce Maria Falcone Garcia

CAPÍTULO 7.
Relações Interpessoais: um desafio a ser vencido no Ensino Superior

Maria Otilia José M. Mathias

CAPÍTULO 8.
A Trajetória da Educação Infantil em Quatro Ciclos

Lenira Haddad

CAPÍTULO 9.
Referências Culturais de Professores/as e suas Práticas Pedagógicas

Célia Maria de Castro Almeida

CAPÍTULO 10.
Incluir sem Excluir

Helena Machado de Paula Albuquerque

CAPÍTULO 11.
Ler para Aprender: uma concepção de leitura

Maria Celina Teixeira Vieira

Sobre os Autores