Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil? em defesa do ato de ensinar
O novo conceito de educação básica consagrado pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional articula a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já era hora, portanto, de se ultrapassarem as hesitações que separavam a educação das crianças pequenas, dita pré-escolar, daquela desenvolvida nas escolas para os meninos e meninas a partir dos 7 anos de idade. Eis que, finalmente, vem à luz um livro que se posiciona resolutamente a favor da integração plena da educação infantil no campo do ensino institucionalizado, de acordo com um projeto político-pedagógico que assegure, a todas as crianças, o direito de acesso ao patrimônio cultural da humanidade naquilo que ele tem de mais avançado: o saber sistematizado e cientificamente fundamentado.
- 4a edição
- Revisada
- Janeiro/2021
- R$74,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-006-9
- ISBN
- 228
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o Espontaneísmo: (re)colocando o ensino como eixo norteador do trabalho pedagógico com crianças de 4 a 6 anos
Alessandra Arce
Capítulo 2
A Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos
Lígia M. Martins e Alessandra Arce
Capítulo 3
Especificidades do Desenvolvimento Afetivo-cognitivo de Crianças de 4 a 6 Anos
Lígia M. Martins
Capítulo 4
O Ensino Escolar e o Desenvolvimento da Atenção e da Vontade: superando a concepção organicista do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Nadia Mara Eidt e Marcelo Ubiali Ferracioli
Capítulo 5
A Educação e a Alfabetização
Márcia Regina Goulart da S. Stemmer
Capítulo 6
A Linguagem Infantil: oralidade, escrita e gêneros do discurso
Maria Sílvia Cintra Martins
Capítulo 7
Ouvir e Viver Histórias na Educação Infantil: um direito da criança
Diane Valdez e Patrícia Lapot Costa
Capítulo 8
O Lúdico no Ensino da Matemática na Perspectiva Vigotskiana do Desenvolvimento Infantil
José R. B. Giardinetto e Janeti M. Mariani
Orelha
O novo conceito de educação básica consagrado pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional articula a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já era hora, portanto, de se ultrapassarem as hesitações que separavam a educação das crianças pequenas, dita pré-escolar, daquela desenvolvida nas escolas para os meninos e meninas a partir dos sete anos de idade. Eis que, finalmente, vem à luz um livro que se posiciona resolutamente a favor da integração plena da educação infantil no campo do ensino institucionalizado, de acordo com um projeto político-pedagógico que assegure, a todas as crianças, o direito de acesso ao patrimônio cultural da humanidade naquilo que ele tem de mais avançado: o saber sistematizado e cientificamente fundamentado.
Dermeval Saviani
Coordenador Geral do HISTEDBR
Professor Emérito da UNICAMP