Psicoterapias Psicodinâmicas Breves: propostas atuais
- 4a edição
- Revisada
- Janeiro/2022
- R$82,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-033-5
- ISBN
- 328
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Capítulo 1
Evolução das Psicoterapias Breves Psicodinâmicas
Elisa Medici Pizão Yoshida
Capítulo 2
Terapia Dinâmica de Tempo Limitado
Maria Leonor Espinosa Enéas
Capítulo 3
O Método do Tema Central de Relacionamento Conflituoso – CCRT
Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha
Capítulo 4
Psicoterapia Breve en el Grupo de Santiago de Chile: la indicación adaptativa y el continuo “expressivo-de apoyo”
Guillermo de la Parra
Capítulo 5
Psicoterapia Psicoanalitica Focal del Instituto Ágora (Montevideo)
Denise Defey, Juan H. Elizalde e Jorge Rivera
Capítulo 6
Psicoterapia Psicodinâmica Breve Integrada
Vera Lemgruber, Andréa Junqueira, Ana Stingel e Elizabeth Agostini
Capítulo 7
A Proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicoterapia Breve para Adultos
Elisa Medici Pizão Yoshida e Maria Leonor Espinosa Enéas
Capítulo 8
Psicoterapia Breve Infantil: a prática com pais e crianças
Tereza Iochico Hatae Mito e Elisa Medici Pizão Yoshida
Capítulo 9
Psicoterapias Breves: uma apreciação final
Maria Leonor Espinosa Enéas e Elisa Medici Pizão Yoshida
Orelha
Ao idealizarmos este livro, pensamos em um manual que tornasse acessível, ao leitor, diferentes propostas de psicoterapias psicodinâmicas breves da atualidade, compondo um quadro das principais tendências da área. E, assim, contribuir para a superação das dificuldades enfrentadas por aqueles que buscam uma visão do conjunto da literatura especializada.
O maior mérito deste trabalho é, no entanto, o dos autores colaboradores, queridos colegas, que prontamente atenderam ao nosso convite e se integraram a este projeto.
Quanto à estrutura, o livro é composto, basicamente, por três capítulos de revisão da literatura, cinco com propostas originais de seus autores e o final, com?considerações gerais sobre as diferentes propostas apresentadas, analisando suas peculiaridades e pontos em comum.
Em relação aos três capítulos de revisão, o primeiro apresenta os desenvolvimentos ocorridos no campo das psicoterapias breves nos últimos vinte anos, enfocando as principais propostas segundo o modelo teórico adotado. Os dois seguintes resumem propostas norte-americanas de grande influência na atualidade – a Terapia Dinâmica de Tempo Limitado e a Terapia Suportivo-Expressiva – que não contavam com uma apresentação em português, acessível ao grande público, já que os trabalhos, que as focalizaram, à época, restringiam-se a dissertações de mestrado ou teses de doutorado. As propostas de psicoterapias apresentadas são todas latino-americanas.
As apresentações dos grupos do Chile e do Uruguai evidenciam claramente o compromisso com a realidade sociocultural vivenciada e em muitos aspectos também compartilhada por nós, em que pesem as especificidades dos diferentes países. Na sequência, são três propostas brasileiras: uma do grupo do Rio de Janeiro e as contribuições do grupo ao qual pertencemos – que teve origem no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicoterapia Breve, de São Paulo – que correspondem a uma modalidade de Psicoterapia Breve para adultos e outra para crianças.
Finalizado o trabalho, acreditamos que nosso intento foi atingido e que, efetivamente, o conteúdo reunido é relevante tanto para psicólogos, psiquiatras e psicoterapeutas em geral – que poderão cotejar sua prática com as alternativas aqui apresentadas –, quanto para estudantes de graduação que se iniciam no estudo das psicoterapias breves, ou ainda para profissionais cujas áreas de especialidade mantêm interface com a Psicologia Clínica. Todos eles, certamente, encontrarão, na leitura dos capítulos, fonte de inspiração para a prática e diretrizes para a pesquisa, tão necessárias em nosso meio.
As organizadoras