Psicologia escolar na educação superior
Psicologia Escolar na Educação Superior é o terceiro volume da coletânea Práticas Exitosas em Psicologia Escolar, no qual são apresentadas as conquistas da área na construção de conhecimento e de formas de atuação transformadoras no âmbito do Ensino Superior. A cada capítulo do livro, confirmam-se a importância e a amplitude das possibilidades de atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e do papel desse profissional para a concretização de uma universidade, de fato, inclusiva. A legitimação das pluralidades e singularidades de saberes dos estudantes, sobretudo dos que vêm de camadas menos favorecidas economicamente, é condição para que eles se sintam, efetivamente, pertencentes ao contexto universitário. As pesquisas relatadas convidam psicólogos, gestores e todos os interessados no aprimoramento e acessibilidade do Ensino Superior à construção de espaços mais igualitários, ricos em diversidade e, especialmente, mais humanos na Educação Superior.
- 1a edição
- Maio/2021
- R$80,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-004-5
- ISBN
- 254
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1. Inovação na Formação
Capítulo 1
Universidade e justiça epistêmica: uma proposta para a Psicologia Escolar e Educacional
Maria Virginia Machado Dazzani, Adrielle de Matos Borges Teixeira, Klessyo do Espírito Santo Freire e Waldomiro José da Silva Filho
Capítulo 2
Tríade ‘tempo, contexto e processo’: constituições da vida adulta na Educação Superior
Claudia Gomes e Vera Lucia Trevisan de Souza
Capítulo 3
Transição para a vida adulta em famílias de origem popular: o que muda com a entrada dos jovens na universidade?
Ava da Silva Carvalho Carneiro e Sônia Maria Rocha Sampaio
Capítulo 4
A transição do Ensino Médio ao Ensino Superior: concepções, modelos e desafios
Ana Claudia Damásio Ayres-Lopes e Jane Farias Chagas-Ferreira
Capítulo 5
Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista – LAPITEA: uma experiência na formação de psicólogos para atuação no campo da educação
Pollianna Galvão, Daniel Carvalho de Matos e Ana Flávia Lima Teles da Hora
Parte 2. Atuação para a transformação
Capítulo 6
O psicólogo escolar promovendo o processo do aprender de alunos universitários
Marcia Valéria Reis Beckman, Erica Maria Peixoto Queiroz Cantanhede, Adinete Sousa da Costa Mezzalira e Mara Aparecida Lissarassa Weber
Capítulo 7
Perspectivas e desafios da Psicologia Escolar na Educação Superior: relato de experiência na Universidade do Estado da Bahia
Adrielle de Matos Borges Teixeira, Carolina d’Afonseca S. Cardoso, Marileide Souza Santana Silva e Renata Suellen Nogueira Santos
Capítulo 8
Psicologia Escolar na educação profissional e tecnológica: atuação na Educação Superior
Lígia Rocha Cavalcante Feitosa e Claisy M. Marinho-Araujo
Capítulo 9
Possíveis contribuições da Psicologia Escolar à saúde mental: caracterização do perfil de estudantes universitários atendidos em um plantão psicológico
Íris Silva e Aline Beckmann Menezes
Capítulo 10
Saúde emocional na Pós-graduação: relato de um projeto de extensão
Maria Cecília Almeida Nóbrega, Aline Beckmann Menezes, Cristiane Martinez de Almeida e Rachel Coelho Ripardo
Capítulo 11
Atuação da psicologia nas instituições federais de Ensino Superior: uma análise das propostas institucionais
Claudia Gomes e Claisy M. Marinho-Araujo
Capítulo 12
Reflexão sobre limites de atuação da Psicologia no auxílio jurídico a bolsistas do ProUni
Flávia de Mendonça Ribeiro e Raquel Souza Lobo Guzzo
Orelha
Psicologia Escolar na Educação Superior é o terceiro volume da coletânea Práticas Exitosas em Psicologia Escolar, no qual são apresentadas as conquistas da área na construção de conhecimento e de formas de atuação transformadoras no âmbito do Ensino Superior. Pesquisadores e professores do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar/Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) mostram que práxis psicológicas orientadas para a problematização de concepções individualizantes têm favorecido a ampliação da consciência sobre a importância de se construírem condições equânimes para garantir a permanência dos jovens na universidade, principalmente dos mais desfavorecidos.
A cada capítulo do livro, confirmam-se a importância e a amplitude das possibilidades de atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e do papel desse profissional para a concretização de uma universidade, de fato, inclusiva. A legitimação das pluralidades e singularidades de saberes dos estudantes, sobretudo dos que vêm de camadas menos favorecidas economicamente, é condição para que eles se sintam, efetivamente, pertencentes ao contexto universitário. Tendo como fio condutor o compromisso dos autores com a busca pela justiça, inclusão e transformação social, as pesquisas aqui relatadas convidam psicólogos, gestores e todos os interessados no aprimoramento e acessibilidade do Ensino Superior à construção de espaços mais igualitários, ricos em diversidade e, especialmente, mais humanos na Educação Superior.