Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios – Volume 1
O livro compartilha reflexões sobre o tema, o qual se constitui em potencialidades da realidade da América Latina sob o ponto de vista da Psicologia Escolar e Educacional, na intenção de contribuir com a formação e atuação de estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais. E, sobretudo, valoriza e visibiliza os saberes produzidos em países da América Latina, contribuindo para a construção e consolidação de um pensamento próprio, diverso e plural.
- 1a edição
- Outubro/2024
- R$95,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-073-1
- ISBN
- 308
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
A Psicologia na Educação Básica Pública do Brasil: análise dos editais publicados pós-lei 13.935/2019
Fauston Negreiros, Bruna Saraiva Candeira e Matheus Sousa de Macena
Capítulo 2
Gloria Fariñas León: vida, pensamiento y obra de una psicóloga y educadora cubana de proyección internacional
Wanda Rodríguez Arocho, María Febles Elejalde e Roberto Valdés Puentes
Capítulo 3
El Legado de Luis C. Moll a la Psicologia Educativa: expresiones de fondos de movimiento en America Latina
Wanda C. Rodríguez Arocho
Capítulo 4
Teoria da Subjetividade de González Rey como Aporte Teórico à Compreensão da Ação de Diretores Escolares no Brasil
Gláucia Melasso Garcia de Carvalho e Albertina Mitjáns-Martínez
Capítulo 5
A Dimensão Subjetiva da Atuação do Psicólogo Escolar
Francisca Bonfim e Maristela Rossato
Capítulo 6
Conductas Corruptas en Estudiantes: un estudio sobre razonamiento económico y social en Colombia
Maria Ibarra Barajas, Mariana Moreno Sierra, Sofia Romero Mora, María Juliana Rubiano Quintero e Mario Fernando Gutiérrez Romero
Capítulo 7
Impacto da Pandemia nos Fundos de Identidade: uma análise através de projetos de fotovoz com mulheres mexicanas
Frida Díaz-Barriga Arceo, María Luisa Morales Bautista, Fernando Javier Polo Martínez e Moisés Esteban-Guitart
Capítulo 8
Psicología Escolar en Puerto Rico: recurso para enfrentar desafíos y fortalecer la educación
Frances Boulon-Jiménez, Mayra Martínez-Plana, Irma Roca de Torres, María Rolón-Martínez e Nellie Zambrana-Ortiz
Capítulo 9
Subjetividad y Escuela: explorando las dimensiones institucionales, intersubjetivas y singulares de los aprendizajes a partir de la experiencia argentina
Patricia Álvarez, Gustavo Cantú e Sofía Adinolfi Greco
Capítulo 10
La Reflexividad en la Orientación Educativa en Valores Ético-Profesionales del Militar en Cuba
Ailién Chaveco Castillo e Clara Ofelia Suárez Rodríguez
Capítulo 11
Nuances da Evasão Universitária no Brasil: contribuições da Psicologia Escolar e Educacional
Daniela da Cunha Lopes Almeida e Silvia Maria Cintra da Silva
Capítulo 12
Formação e Atuação de Egressos em Psicologia de Uma Universidade Pública do Brasil Junto à Área Escolar e Educacional
Cirlei Evangelista Silva, Anabela Almeida Costa e Santos Peretta, Beatriz Harumi Nishiyama, Carmen Lúcia Reis, Josy Marianny Gomes Oliveira e Luciana Pereira de Lima
Capítulo 13
La Orientación Didáctica para el Desarrollo de la Competencia Metaescritural del Futuro Profesor de Español-Literatura en la Universidad de Oriente Cuba
Yanara Sarmiento Feraud, Susana Cisneros Garbey, Yoandra Fontanills Gimeno, Cecilia Fuentes Alvarez e Ana Lilian Castillo Laffita
Orelha
Tendo em vista o crescente aumento de desafios escolares quanto ao acesso, à permanência e às desigualdades sociais enfrentados pela comunidade escolar na América Latina, cenário fértil para reflexões diversas, nos mobilizamos a publicar um livro no campo da Psicologia Escolar e Educacional voltado a essa temática. O objetivo do livro é apresentar estudos, pesquisas e debates da Psicologia Escolar na América Latina, reunindo trabalhos inéditos a respeito, em diferentes países latinos e sob o olhar analítico e crítico de estudiosos da área, considerando as mais diversas perspectivas, quer sejam textos teóricos ou empíricos.
Psicologia Escolar na América Latina: rumos e desafios se refere a uma coletânea composta por dois volumes, contando com autoras e autores de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, México, e Porto Rico, dentre outros, em que promovem reflexões crítico-analíticas das realidades educativas de seus contextos sociais e políticos.
Assim, enquanto organizadores dessa coletânea, pretendemos compartilhar reflexões sobre o tema, que se constitui em potencialidades da realidade da América Latina sob o ponto de vista da Psicologia Escolar e Educacional, na intenção de contribuir com a formação e atuação de estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais. E, sobretudo, se pretende valorizar e visibilizar os saberes produzidos por autores e autoras dos países da América Latina, contribuindo para a consolidação de um pensamento próprio, diverso, plural e original