Psicologia Escolar: LDB e educação Hoje
No presente livro, uma plêiade de pesquisadores enfoca temas que têm, direta ou indiretamente, relação com a LDB. Olham e estudam a realidade educacional de vários prismas, contrapondo o previsto na lei ou partindo dela para ver que caminhos traçar. O leitor, certamente, encontrará, aqui, textos que enriquecerão seus conhecimentos, que o levarão a repensar a realidade brasileira e convites à busca de novos saberes, isto é, à pesquisa.
- 4a edição
- Revisada
- Junho/2012
- R$41,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-577-5
- ISBN
- 156
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio à Nova Edição
Apresentação
Capítulo 1
Psicologia, Educação e LDB: novos desafios para velhas questões?
Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Capítulo 2
Psicologia Escolar e a Nova Conjuntura Educacional Brasileira
Ana Maria Torezan
Capítulo 3
A Formação do Psicólogo Escolar e os Impasses Entre a Teoria e a Prática
Vera Lúcia Trindade Gomes
Capítulo 4
O Psicólogo no Cotidiano da Escola: ressignificando a atuação profissional
Sandra Francesca Conte de Almeida
Capítulo 5
A Convivência em Novos Espaços e Tempos Educativos
Maria Helena Novaes
Capítulo 6
Psicólogo Escolar no Ensino Superior e a Lei de Diretrizes e Bases
Geraldina Porto Witter
Capítulo 7
Novo Paradigma para a Formação e Atuação do Psicólogo Escolar no Cenário Educacional Brasileiro
Raquel Souza Lobo Guzzo
Anexo 1
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Anexo 2
Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997
Lei nº 9.536, de 11 de dezembro de 1997
Sobre os Autores
Orelha
No presente livro, uma plêiade de pesquisadores enfoca temas que têm, direta ou indiretamente, relação com a LDB. Olham e estudam a realidade educacional de vários prismas, contrapondo o previsto na lei ou partindo dela para ver que caminhos traçar.
O mundo passa por rápidas e profundas mudanças que nem sempre encontram o
devido suporte na educação e nos que nela atuam. As mudanças educacionais deveriam anteceder às sociais, profissionais etc. Entretanto, elas sofrem de demora cultural, de-pendem de mudanças de legislação, de caldo cultural etc.
A última LDB tem justamente este aspecto, não cria nem renova legalmente, tendo em
vista o ritmo, as características e a educação pretendidas para o século vindouro. É preciso estudá-la para aproveitar ao máximo o que ela pode viabilizar, prever, organizar e planejar para superar suas limitações.
Os autores — professores de cursos de pós-graduação em Psicologia, cuja temática central é a Psicologia Escolar e/ou Educacional — são produtores de conhecimento e formadores de recursos humanos para o ensino, a pesquisa e a atuação na área.
O leitor, certamente, encontrará, aqui, textos que enriquecerão seus conhecimentos, que o levarão a repensar a realidade brasileira e convites à busca de novos saberes, isto é, à pesquisa.
É uma boa oportunidade de partilhar vivências, conhecimentos e ansiedades aos rumos educacionais do Brasil.