Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras
Trata-se de um livro que visa contribuir para a identificação e enfrentamento dos limites e desafios que se constituem como barreira à construção política e profissional da Psicologia Escolar, que busca sua superação por meio da presença do Psicólogo em contextos educativos, com uma visão crítica para uma psicologia voltada para a promoção do desenvolvimento humano e para a construção de políticas públicas que expressem o compromisso com a Educação, em diferentes níveis e modalidades, sobretudo, na realidade da escola pública brasileira.
- 1a edição
- Novembro/2011
- R$75,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-470-9
- ISBN
- 320
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1 – As Barreiras Políticas
Capítulo 1
2008 – Ano da Educação para os Psicólogos: encaminhamentos e próximos passos
Raquel Souza Lobo Guzzo e Adinete Sousa da Costa Mezzalira
Capítulo 2
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: desafios para o Psicólogo Escolar
Denise de Souza Fleith
Capítulo 3
Psicologia Escolar no Distrito Federal: história e compromisso com políticas públicas
Claisy Maria Marinho-Araujo, Marisa Maria Brito da Justa Neves
Orelha
Trata-se de um livro que visa contribuir para a identificação e enfrentamento dos limites e desafios que se constituem como barreira à construção política e profissional da Psicologia Escolar, que busca sua superação por meio da presença do Psicólogo em contextos educativos, com uma visão crítica para uma psicologia voltada para a promoção do desenvolvimento humano e para a construção de políticas públicas que expressem o compromisso com a Educação, em diferentes níveis e modalidades, sobretudo, na realidade da escola pública brasileira.
Este é mais um livro de uma série que vem sendo produzida pelo Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP — Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Ao apresentarmos esta obra, consideramos importante que ela seja mais uma demonstração do esforço que o grupo vem fazendo para tornar a Psicologia Escolar e Educacional Brasileira presente nas salas de aula da formação básica de Psicólogos.
O GT de Psicologia Escolar/Educacional tem como objetivo o desenvolvimento e a consolidação da Psicologia Escolar — como campo científico de produção de conhecimento, pesquisa e intervenção. Sua composição passou, ao longo do tempo, por reestruturações, mas seus participantes não deixaram de manter a interação entre as reflexões e as pesquisas que são expressas em publicações coletivas, intercâmbios institucionais, participação em eventos científicos, projetos, parcerias na formação de novos pesquisadores e outras iniciativas.