Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+
O livro oportuniza processos formativos diversos a estudantes de graduação e de pós-graduação em Psicologia e de diferentes licenciaturas, além de colaborar com pesquisas na interface Psicologia e Educação, e com integrantes da comunidade escolar que queiram se engajar na luta pela minimização de práticas LGBTQIA+fóbicas.
- 1a edição
- Maio/2023
- R$102,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-044-1
- ISBN
- 328
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Marilda Gonçalves Dias Facci
Apresentação
01.
Contribuições e Possibilidades da Atuação em Psicologia Escolar Crítica Diante da População LGBTQIA+
Fauston Negreiros, Amadeu Antônio Pereira Neto e Maria Gabriela do Nascimento Araújo
02.
Desafiando a Psicologia Educacional: a (re)constituição das subjetividades LGBTQIA+ numa escola como possibilidade de retomada do Estado Democrático de Direito
Ronaldo Alexandrino
03.
A Atuação do Psicólogo Escolar e Educacional nas Discussões de Gênero e Sexualidade na Escola: um enfoque histórico-cultural
Thiago de Brito Ribeiro, Ronaldo Alexandrino e Sônia da Cunha Urt
04.
Relações Racializadas e Constituição da Subjetividade: um olhar sobre o invisível – as masculinidades negras
Ângela Soligo e Lázaro Edson de Souza
05.
Devir-outro no Currículo da Educação Básica? Familismo e cristianização da esfera pública como entraves
Heloísa A. Matos Lins, Homero Dantas Ragnane e Natália Fernanda Freitas
06.
“É que temos muitos alunos com a sexualidade acentuada”: contribuições de uma experiência de estágio em psicologia escolar para a formação de educadores
Rodrigo Toledo e Rodnei Pereira
07.
Representações Sobre Homossexualidade Docente no Ambiente Escolar
Elvio Carlos da Costa e Andréia Osti
08.
(Re)Pensando os Discursos de Professores Sobre Diversidade Sexual e de Gênero
Marília Maia Lincoln Barreira
09.
O Enquadramento Político dos Corpos Bissexuais/Afetivos no Espaço Escolar
T. Catarina Decome Poker
10.
Transexualidade e Escolarização: sentidos, trajetórias e memórias
Caroline Fernanda da Costa Silva e Fauston Negreiros
11.
Intersecções entre Gênero, Sexualidade e Evasão Escolar de Pessoas LGBTQIA+: Uma ótica em psicologia escolar crítica
Mateus Egilson da Silva Alves e Ludgleydson Fernandes de Araújo
12.
A Psicologia Escolar e as Populações LGBTI+: as produções científicas em revistas especializadas (1985-1999)
Eder Ahmad Charaf Eddine e Aldenor Batista da Silva Junior
13.
Como a Psicologia tem Contribuído para o Acesso à Educação de Pessoas Transgênero no Brasil: uma revisão de literatura por scoping review
Xisto Rodrigo Rocha de Sousa, Guilherme Felipe Martinez e Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione
14.
Dialogando Sobre Preconceito: um projeto de intervenção na universidade
Luciana Maria Maia, Letícia Leite Bessa, Jannayna Carvalho Queiroz e Luana Elayne Cunha de Souza
15.
Os Sentidos das Trajetórias Universitárias de Camponeses LGBTQIA+ em Rondônia
Wolembergue Lopes Gomes, Angélica de Souza Lima e Juliana da Silva Nóbrega
16.
Para você, Dra. Amélia: muito prazer!
Amélia Flor, Jonathas Justino e Sérgio Resende Carvalho
Posfácio Poético
Clodd Dias
Glossário
Orelha
Historicamente, e em particular no contexto atual de nosso país, a população LGBTQIA+ tem sido duramente atacada por pensamentos conservadores, processos excludentes em sociedade expressos de diferentes formas e intensidades de violências.
Tais práticas de exclusão têm sido vivenciadas também no âmbito educacional. Desta forma, mais do que nunca, seguem constituindo um cenário fértil para reflexões no campo da Psicologia Escolar e Educacional numa perspectiva crítica frente à escolarização de pessoas LGBTQIA+, bem como de práticas docentes e a circulação da discussão da temática em ambientes escolares.
O objetivo do livro Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+ é compilar estudos, pesquisas e debates na interface da Psicologia Escolar Crítica e População LGBTQIA+, reunindo trabalhos inéditos a respeito, abarcando diferentes estados do Brasil, sob o olhar analítico e crítico de estudiosos da área; além de explicitar e dar visibilidade para uma discussão negligenciada e silenciada em territórios educacionais brasileiros.
Contrariando a lógica do silenciamento, nesta obra, garantiram-se as vozes de alguns pesquisadores LGBTQIA+ em cada um dos capítulos que a compõem. É importante explicitar a dificuldade, no processo de organização, em encontrar pesquisadores que contemplassem todas as letras da sigla LGBTQIA+, caracterizando este livro como uma tentativa de representatividade. Além disso, Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+ desloca tais sujeitos do lugar de objeto de estudo, para o de autoria, fazendo da busca por visibilidade, sua luta diária!