Psicologia Escolar e Compromisso Social

Novas formas de atuação do psicólogo na instituição escolar estão sendo exigidas. Este livro, enfatizando aspectos importantes para as necessárias mudanças de mentalidades e práticas, relata experiências do trabalho do psicólogo na escola e em outros contextos educativos institucionalizados. A construção de novas representações e a procura criativa de modalidades alternativas de atuação são reflexões que a obra estimula e que podem constituir importantes expressões do compromisso dos psicólogos com processos educativos e de inclusão escolar que contribuam não apenas para o desenvolvimento individual, mas também com uma sociedade mais justa.

Coleção Psicologia Escolar e Educacional
4a edição
Revisada
Junho/2020
R$72,00
Preço de capa
978-85-7516-880-6
ISBN
242
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Parte 1. O Psicólogo Escolar: novas formas de atuação

Capítulo 1
A Escola Amordaçada e o Compromisso do Psicólogo com este Contexto
Raquel Souza Lobo Guzzo

Capítulo 2
Violência na Escola: o psicólogo escolar na fronteira da política educacional
Herculano Ricardo Campos, Ana Cristina G. Lopes, Marcus Henrique L. Onofre, Leonardo B. G. Alexandre e Fábio V. de C. e Silva

Capítulo 3
Práticas Emergentes em Psicologia Escolar: nova ética, novos compromissos
Alacir Villa Valle Cruces

Capítulo 4
O Psicólogo Escolar e a Alfabetização
Maria Regina Maluf

Parte 2. O Psicólogo Escolar Perante os Discursos e as Práticas de Inclusão

Capítulo 5
Inclusão Escolar: desafios para o psicólogo
Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 6
O Psicólogo nas Redes de Serviços de Educação Especial: desafios em face da inclusão
Alexandra Ayach Anache

Capítulo 7
Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: novas práticas de atendimento às queixas escolares
Marisa Maria Brito da Justa Neves e Ana Cláudia Almeida Machado

Parte 3. O Psicólogo Escolar em Contextos Diferenciados

Capítulo 8
Estratégias Mediacionais: possibilidades de inserção do trabalho do psicólogo escolar/educacional em abrigos
Celia Vectore

Capítulo 9
Alternativas de Atuação da Psicologia Escolar Junto à Terceira Idade
Maria Helena N. Mira, Rachel M. M. Tardin e Elaine M. Pedroza

Parte 4. O Compromisso Social e a Formação do Psicólogo Escolar

Capítulo 10
Formação e Atuação do Psicólogo Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal: panorama atual e perspectivas futuras
Sylvia Regina C. Magalhães Senna e Sandra Francesca C. de Almeida

Capítulo 11
Da Competência Teórica à Implicação Subjetiva: uma experiência de formação em psicologia escolar/educacional
Cynthia Pereira de Medeiros

Capítulo 12
Psicologia Escolar: recriando identidades, desenvolvendo competências
Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca C. de Almeida

Orelha

Novas formas de atuação do psicólogo na instituição escolar estão sendo exigidas para atender tanto a demandas sociais emergentes quanto a políticas públicas relevantes, como as que dizem respeito ao processo de inclusão escolar.

Com o intuito de discutir alguns caminhos para uma aplicação efetiva da psicologia escolar no cenário atual, este livro, enfatizando aspectos importantes para as necessárias mudanças de mentalidades e práticas, relata experiências do trabalho do psicólogo na escola e em outros contextos educativos institucionalizados, e debate os desafios que tais transformações apresentam para a formação do psicólogo, especialmente os relacionados com a dimensão pessoal dessa formação.

A construção de novas representações e a procura criativa de modalidades alternativas de atuação são reflexões que a obra estimula e que podem constituir importantes expressões do compromisso dos psicólogos com processos educativos que contribuam realmente não apenas para o desenvolvimento individual, mas também com uma sociedade mais justa.

Trata-se de uma obra que é resultado do esforço individual e coletivo dos membros do Grupo de Psicologia Escolar e Educacional da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e que integra os textos apresentados e discutidos no X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico organizado pela entidade, dando continuidade a um trabalho de discussão e produção científica que vem se desenvolvendo sistematicamente desde 1994 e apontando possíveis soluções para os problemas dos psicólogos perante a difícil situação da educação na realidade brasileira.

Albertina Mitjáns Martínez

Referencia

MARTíNEZ, Albertina Mitjáns (org.). Psicologia Escolar e Compromisso Social. 4. ed. Campinas: Alínea, 2020.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
    A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
    Albertina Mitjáns Martínez e Maria Carmen Villela Rosa Tacca (org.)
  2. Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas
    Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas
    Albertina Mitjáns Martinez, Mauricio Neubern e Valéria D. Mori (orgs.)
  3. Subjetividade: teoria, epistemologia e método
    Subjetividade: teoria, epistemologia e método
    Fernando Luis González Rey e Albertina Mitjáns Martínez
  4. Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco
    Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco
    Maria Carmen V. Rosa Tacca, Albertina Mitjáns Martínez, Fernando Luis González Rey e Cristina M. Madeira Coelho (Orgs.)
  5. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
    Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen V. R. Tacca e Roberto Valdés Puentes (orgs.)
  6. Subjetividad: teoría, epistemología y método
    Subjetividad: teoría, epistemología y método
    Fernando Luis González Rey y Albertina Mitjáns Martínez
  7. Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais
    Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen Villela Rosa Tacca e Roberto Valdés Puentes (Orgs.)
  8. Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa: práticas profissionais e pesquisas
    Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa: práticas profissionais e pesquisas
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen Tacca, Maristela Rossato e Roberto Valdés Puentes (org.)
Veja Também