Psicologia Escolar e Compromisso Social
Novas formas de atuação do psicólogo na instituição escolar estão sendo exigidas. Este livro, enfatizando aspectos importantes para as necessárias mudanças de mentalidades e práticas, relata experiências do trabalho do psicólogo na escola e em outros contextos educativos institucionalizados. A construção de novas representações e a procura criativa de modalidades alternativas de atuação são reflexões que a obra estimula e que podem constituir importantes expressões do compromisso dos psicólogos com processos educativos e de inclusão escolar que contribuam não apenas para o desenvolvimento individual, mas também com uma sociedade mais justa.
- 4a edição
- Revisada
- Junho/2020
- R$72,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-880-6
- ISBN
- 242
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1. O Psicólogo Escolar: novas formas de atuação
Capítulo 1
A Escola Amordaçada e o Compromisso do Psicólogo com este Contexto
Raquel Souza Lobo Guzzo
Capítulo 2
Violência na Escola: o psicólogo escolar na fronteira da política educacional
Herculano Ricardo Campos, Ana Cristina G. Lopes, Marcus Henrique L. Onofre, Leonardo B. G. Alexandre e Fábio V. de C. e Silva
Capítulo 3
Práticas Emergentes em Psicologia Escolar: nova ética, novos compromissos
Alacir Villa Valle Cruces
Capítulo 4
O Psicólogo Escolar e a Alfabetização
Maria Regina Maluf
Parte 2. O Psicólogo Escolar Perante os Discursos e as Práticas de Inclusão
Capítulo 5
Inclusão Escolar: desafios para o psicólogo
Albertina Mitjáns Martínez
Capítulo 6
O Psicólogo nas Redes de Serviços de Educação Especial: desafios em face da inclusão
Alexandra Ayach Anache
Capítulo 7
Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: novas práticas de atendimento às queixas escolares
Marisa Maria Brito da Justa Neves e Ana Cláudia Almeida Machado
Parte 3. O Psicólogo Escolar em Contextos Diferenciados
Capítulo 8
Estratégias Mediacionais: possibilidades de inserção do trabalho do psicólogo escolar/educacional em abrigos
Celia Vectore
Capítulo 9
Alternativas de Atuação da Psicologia Escolar Junto à Terceira Idade
Maria Helena N. Mira, Rachel M. M. Tardin e Elaine M. Pedroza
Parte 4. O Compromisso Social e a Formação do Psicólogo Escolar
Capítulo 10
Formação e Atuação do Psicólogo Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal: panorama atual e perspectivas futuras
Sylvia Regina C. Magalhães Senna e Sandra Francesca C. de Almeida
Capítulo 11
Da Competência Teórica à Implicação Subjetiva: uma experiência de formação em psicologia escolar/educacional
Cynthia Pereira de Medeiros
Capítulo 12
Psicologia Escolar: recriando identidades, desenvolvendo competências
Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca C. de Almeida
Orelha
Novas formas de atuação do psicólogo na instituição escolar estão sendo exigidas para atender tanto a demandas sociais emergentes quanto a políticas públicas relevantes, como as que dizem respeito ao processo de inclusão escolar.
Com o intuito de discutir alguns caminhos para uma aplicação efetiva da psicologia escolar no cenário atual, este livro, enfatizando aspectos importantes para as necessárias mudanças de mentalidades e práticas, relata experiências do trabalho do psicólogo na escola e em outros contextos educativos institucionalizados, e debate os desafios que tais transformações apresentam para a formação do psicólogo, especialmente os relacionados com a dimensão pessoal dessa formação.
A construção de novas representações e a procura criativa de modalidades alternativas de atuação são reflexões que a obra estimula e que podem constituir importantes expressões do compromisso dos psicólogos com processos educativos que contribuam realmente não apenas para o desenvolvimento individual, mas também com uma sociedade mais justa.
Trata-se de uma obra que é resultado do esforço individual e coletivo dos membros do Grupo de Psicologia Escolar e Educacional da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e que integra os textos apresentados e discutidos no X Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico organizado pela entidade, dando continuidade a um trabalho de discussão e produção científica que vem se desenvolvendo sistematicamente desde 1994 e apontando possíveis soluções para os problemas dos psicólogos perante a difícil situação da educação na realidade brasileira.
Albertina Mitjáns Martínez