Psicologia Escolar: desafios e bastidores na educação pública
A presença da Psicologia nas escolas públicas brasileiras ainda é um horizonte a ser alcançado. Precisamos olhar para além da aparência ou do desejo de alguns, ou, ainda, do extenuante trabalho de psicólogos da rede pública de saúde e agora da assistência, que são chamados a responder por uma demanda de trabalho advinda da escola. Este livro procura ir além do que está aparente. Discutir os bastidores da escola com uma perspectiva crítica nos ajudará a compor o quebra-cabeça com as peças que ainda faltam. São 15 capítulos diversos que abrangem uma gama de situações que, direta e indiretamente, envolvem a Psicologia e oferecem pistas para a formação de novos profissionais.
- 1a edição
- Abril/2014
- R$75,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-685-7
- ISBN
- 348
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1. O Psicólogo na Escola
Capítulo 1
A Psicologia que Defendemos na Escola que Vivemos: Uma contribuição dos bastidores do ‘Voo da Águia’
Ana Paula Gomes Moreira e Raquel Souza Lobo Guzzo
Capítulo 2
O Psicólogo na Escola e com a Escola: A parceria como forma de atuação promotora de mudanças
Vera Lucia Trevisan de Souza, Ana Paula Petroni, Lilian Aparecida Cruz Dugnani, Eveline Tonelotto Barbosa e Paula Costa de Andrada
Capítulo 3
O que Pensam e Sentem as Crianças sobre a Escola? Uma análise de relatos e desenhos infantis
Fabiola de Sousa Braz Aquino e Jéssica Andrade de Albuquerque
Capítulo 4
O Psicólogo Escolar e o Projeto Político-pedagógico da Escola: Diálogos e possibilidades de atuação
Izabella Mendes Sant’Ana e Raquel Souza Lobo Guzzo
Capítulo 5
No Cotidiano da Escola: A adolescência desperdiçada?
Marilda Gonçalves Dias Facci
Capítulo 6
As Contradições dos Bastidores da Educação de Jovens e Adultos: Elementos de histórias de vida e expectativas de mudanças
Adinete Sousa da Costa Mezzalira, Maria Áurea Pereira Silva e Raquel Souza Lobo Guzzo
Parte 2. Possibilidades Teóricas e de Formação para Novos Profissionais do Campo
Capítulo 7
Intervenção Institucional: Ampliação crítica e política da atuação em Psicologia Escolar
Claisy Maria Marinho-Araujo
Capítulo 8
Da Formação à Profissionalização de Psicólogos no Campo Educacional: Contribuições de uma epistemologia interacionista
Virginia Teles Carneiro e Sonia Maria Rocha Sampaio
Capítulo 9
Estagiários de Psicologia na Escola: O que os bastidores revelam para a formação profissional?
Walter Mariano de Faria Silva Neto, Raquel Souza Lobo Guzzo e Ana Paula Gomes Moreira
Parte 3. Desafios, Enfrentamentos e Indicadores para a Psicologia Escolar
Capítulo 10
Psicologia Escolar na Educação Superior: Desafios e potencialidades
Claisy Maria Marinho-Araujo
Capítulo 11
Cibercultura e Nativos Digitais: Desafios para a atuação do Psicólogo Escolar
Jane Farias Chagas-Ferreira
Capítulo 12
Clima Escolar e Violência: Propostas de avaliação e de intervenção
Bruna Holst e Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
Capítulo 13
Serviços de Psicologia Escolar na Educação Superior: Uma proposta de atuação
Cynthia Bisinoto e Claisy Maria Marinho-Araujo
Capítulo 14
Oportunizando Atendimento Educacional a Alunos Superdotados na Educação Básica: A importância da atuação do psicólogo escolar
Fernanda do Carmo Gonçalves e Denise de Souza Fleith
Capítulo 15
¿Competencias Digitales para la Competitividad? Reflexiones a partir de la experiencia de trabajo con una escuela de gênero
Gloria Patricia Marciales Vivas
Orelha
Este livro é fruto do trabalho de pesquisadores da área da Psicologia Escolar e estudantes de Doutorado envolvidos também com a temática. São autores que se organizam no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e têm, historicamente, construído o conhecimento para esta área de formação e prática.
A presença da Psicologia nas escolas públicas brasileiras ainda é um horizonte a ser alcançado. Precisamos olhar para além da aparência ou do desejo de alguns, ou, ainda, do extenuante trabalho de psicólogos da rede pública de saúde e agora da assistência, que são chamados a responder por uma demanda de trabalho advinda da escola.
Não há psicólogos na rede educacional com o respaldo de uma política pública de âmbito federal.
Há importantes movimentos, há projetos de inserção em âmbito municipal, mas concursos regulares para a rede pública de Educação são raros ou até inexistentes. Desse modo, profissionais de Psicologia que se envolvem com os problemas na e da escola pública estão fora dela e, por isso, acabam por ter uma visão parcial do que acontece naquele cenário e em seus bastidores.
Ao mesmo tempo, questões e demandas, problemas e sugestões de encaminhamento revelam também que o exercício profissional nesta área tanto quanto a pesquisa não permitem a estagnação e muito menos o desvio na rota – é preciso um esforço constante de atualização, de leitura crítica da realidade e das constantes revisões da literatura para dar conta do que é importante no contexto real, atual de trabalho. Ao mesmo tempo, sem perder de vista o diálogo com outros países que, mais ou menos avançados, discutem o acompanhamento de crianças e adolescentes no contexto das escolas.
Este livro procura ir além do que está aparente. Discutir os bastidores da escola com uma perspectiva crítica nos ajudará a compor o quebra-cabeça com as peças que ainda faltam. São 15 capítulos diversos que abrangem uma gama de situações que, direta e indiretamente, envolvem a Psicologia e oferecem pistas para a formação de novos profissionais.