Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais

Este livro é uma tentativa de refletir sobre as práticas efetivas do psicólogo escolar de uma perspectiva crítica, com base no respeito à diversidade e nas diferentes formas culturais e microculturais, bem como aceitando o desafio de produzir discursos teoricamente densos e engajados com tais ações. De modo que, na tessitura dos capítulos, defende-se que os profissionais da psicologia precisam fazer um esforço de revisão dos conceitos e práticas que foram a tônica de sua formação básica para o enfrentamento e superação das questões que se colocam no dia a dia da relação entre o psicólogo e a escola.

Coleção Psicologia Escolar e Educacional
1a edição
Agosto/2016
R$75,00
Preço de capa
978-85-7516-777-9
ISBN
280
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação

Introdução

Parte 1. Formação e Atuação em Psicologia Escolar Crítica

Capítulo 1
Desafios para o Cotidiano do Psicólogo Dentro da Escola: a questão do método
Raquel Souza Lobo Guzzo, Ana Paula Gomes Moreira e Adinete Sousa da Costa Mezzalira

Capítulo 2
Perspectiva Histórico-cultural do Desenvolvimento Humano: fundamentos para atuação em Psicologia Escolar
Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 3
Da Repulsa da Escola à Diferença: historicizando raízes, perspectivando saídas
Eliseu de Oliveira Cunha e Maria Virgínia Machado Dazzani

Capítulo 4
Arte, Imaginação e Desenvolvimento Humano: aportes à atuação do psicólogo na escola
Vera Lúcia Trevisan de Souza

Parte 2. Psicologia Escolar e Formação Profissional: ensino superior e profissionalizante

Capítulo 5
Psicologia Escolar e a Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para a Educação Superior
Lígia Rocha Cavalcante Feitosa e Claisy Maria Marinho-Araujo

Capítulo 6
O Psicólogo Escolar na Educação Superior: promovendo um olhar ampliado sobre assistência estudantil
Adrielle Santos de Matos, Juliana Viveiros Barbosa König dos Santos e Maria Virgínia Machado Dazzani

Capítulo 7
Permanência de Estudantes em Cursos de Licenciatura do IFBA: da teoria da afiliação à Psicologia Positiva
Ava Carvalho, Roquenilda de Paula Santos e Sônia Maria Rocha Sampaio

Capítulo 8
Estágio em Psicologia Escolar: apontamentos sobre a formação e atuação profissional
Fabíola de Sousa Braz-Aquino e Aline Rodrigues Gomes

Parte 3. Ampliando Perspectivas e Compromissos de Atuação

Capítulo 9
Avaliação Psicológica no Contexto Escolar: implicações para a atuação do psicólogo escolar
Denise de Souza Fleith

Capítulo 10
Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano: articulação de saberes para a promoção do sucesso escolar
Jane Farias Chagas-Ferreira

Capítulo 11
Cuidados Maternos e a Inserção da Criança no Ambiente da Creche-escola: contribuições de Winnicott para a educação infantil
Heliane de Almeida Lins Leitão, Raquel de Lima Santos e Carine Valéria Mendes dos Santos

Parte 4. O Psicólogo Escolar e Novas Demandas

Capítulo 12
As Mediações Estéticas como Estratégia de Atuação do Psicólogo Escolar em Classes de Recuperação
Vera Lúcia Trevisan de Souza, Lílian Aparecida Cruz Dugnani, Eveline Tonelotto Barbosa Pott, Juliana Soares de Jesus e Maura Assad Pimenta Neves

Capítulo 13
Psicologia Escolar e Medidas Socioeducativas: interlocuções iniciais
Cynthia Bisinoto

Capítulo 14
A Política de Recuperação do Estado de São Paulo: ações e desafios para o psicólogo escolar
Lúcia Veiga Schermack e Izabella Mendes Sant’Ana

Capítulo 15
Formação Docente em Comunidades Ribeirinhas: como podemos contribuir com a inclusão?
Aline Beckmann Menezes

Orelha

As transformações na conjuntura política do Brasil e o ideal de uma escola que contribua efetivamente para a consolidação da democracia entre nós têm motivado uma ampla e crítica reflexão sobre o valor e o papel dos vários atores da cena educacional – o Estado, a família, o educador e, é claro, o psicólogo escolar.
A Psicologia, na sua interação com a Educação, seja no plano do conhecimento ou da ação profissional, tem contribuições a dar para que a escola seja um espaço de desenvolvimento integral das crianças e jovens. Embora a construção desse vínculo seja uma tarefa delicada, difícil, encoberta por concepções distintas e até contraditórias sobre o papel da Psicologia, com ressentimentos e preconceitos acumulados ao longo da história da profissão, é preciso que avance. É necessário produzir conhecimento, compartilhá-lo e formar, de maneira mais consistente e crítica, futuros psicólogos capazes de promover um aprimoramento da relação entre Psicologia e Educação, e, consequentemente, oferecer maior sustentação na reivindicação do antigo sonho de que nossas escolas públicas possam contar com esse apoio ao professor e seus estudantes.
A psicologia dentro da escola é um dilema ainda a ser resolvido. Conceber a escola pública como um campo de trabalho para o psicólogo requer que ele esteja preparado para a escola, assim como a escola para ele. Isso implica uma parceria e um trabalho coletivo, no qual a escola compreenda a função do psicólogo, que não se restringe a avaliar e encaminhar os alunos para outros serviços ou a explicar os desafios, as tensões e conflitos presentes no cotidiano como um problema das crianças e de suas famílias.
Este livro é uma tentativa de refletir sobre as práticas efetivas do psicólogo escolar de uma perspectiva crítica, com base no respeito à diversidade e nas diferentes formas culturais e microculturais, bem como aceitando o desafio de produzir discursos teoricamente densos e engajados com tais ações. De modo que, na tessitura dos capítulos, defende-se que os profissionais da psicologia precisam fazer um esforço de revisão dos conceitos e práticas que foram a tônica de sua formação básica para o enfrentamento e superação das questões que se colocam no dia a dia da relação entre o psicólogo e a escola.
Assim, de um lado, formulam-se fundamentos e princípios mais gerais para uma formação e atuação em psicologia escolar crítica e, de outro, apresentam-se caminhos para o trabalho do psicólogo escolar em contextos específicos. Dedicada a psicólogos, professores, diretores e a todos os envolvidos no cotidiano escolar, esta obra procura, sobretudo, lançar olhares sobre velhos dilemas na busca de novos horizontes.

Referencia

DAZZANI, Maria Virgínia; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de (orgs.). Psicologia Escolar Crítica: teoria e prática nos contextos educacionais. Campinas: Alínea, 2016.
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