Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional
Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais.
- 4a edição
- Revisada e Ampliada
- Novembro/2014
- R$48,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-711-3
- ISBN
- 128
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Parte 1. Psicologia Escolar: História e conexões, fios e desafios
Capítulo 1
Encontros, Desafios e Impasses: A história da articulação entre a Psicologia e a Educação no Brasil
Capítulo 2
Delimitando Espaços, Estabelecendo Conexões: educação e escola
Educação
A educação na escola
Capítulo 3
Professor e Escola: Trabalho e profissão
Professor: formação e desempenho
Professor: subjetividade e trabalho
Parte 2. Psicologia Escolar: Identidade em construção
Capítulo 4
Memória e Atualidade
Capítulo 5
Formação como Ação Formativa
Parte 3. Psicologia Escolar e a Atuação Profissional
Capítulo 6
Intervenção Institucional:Possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar
Atuação preventiva: a intencionalidade no planejamento
Palavras Finais
Anexo 1. Orientações para Observação em Sala de Aula
Anexo 2. Roteiros e Registro de Observação em Sala de Aula
Anexo 3. Roteiros para Entrevista com Professores
Referências
Documentação oficial e legislação
Orelha
É objetivo deste livro contribuir para a visibilidade de novas formas de atuação psicológica no contexto escolar. Compreendendo a escola como um lugar privilegiado do exercício profissional em Psicologia Escolar, as autoras defendem a intervenção institucional, prioritariamente o trabalho com os professores e com a equipe escolar, visando a construção de espaços de interlocução favoráveis à circulação de concepções e representações sobre o desenvolvimento humano, às estratégias psicopedagógicas de ensino e aprendizagem, às abordagens para o desenvolvimento de equipe, aos diferentes enfoques na ação relacional. Para tal, acreditam na perspectiva preventiva de atuação, comprometida com as transformações sociais, ao mesmo tempo que evidenciam as contradições entre as práticas educativas e as demandas dos sujeitos no contexto 4 educacional, de modo a propiciar alternativas de superação da visão conservadora de adaptação escolar e social. Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais que urgem ser respondidas no país. Potencializar a opção profissional e pessoal pela autoria da história - para nela investir em possibilidades -, nutrir esperanças e lutar por uma ética de tolerância e de solidariedade: este é o convite aqui feito.