Psicologia Escolar: atuação profissional e a Lei 13.935/2019

Claisy M. Marinho-Araujo, Adrielle de Matos Borges Teixeira e Lorena Cavalcante (orgs.)

O Grupo de Trabalho Psicologia Escolar/Educacional (GT-PEE), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEPP), tem expressado o forte propósito em promover a visibilidade da Psicologia Escolar, tem intensificado a defesa da presença do psicólogo como membro da equipe técnica nos diversos espaços, níveis e modalidades educativas, da educação básica ao ensino superior. Essa realidade está bem mais próxima, a partir da implementação da Lei 13.935/2019. Estudos, reflexões, teorizações, relatos de experiência, propostas acerca da formação e da intervenção do psicólogo escolar têm originado produções coletivas, resultado de trocas e debates científicos, que estão materializados neste livro.

Psicologia Escolar e Educacional
1a edição
Março/2023
R$74,00
Preço de capa
978-65-5755-050-2
ISBN
192
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Lei 13.935/2019: histórico, limites e potencialidades para a Psicologia Escolar
Claisy M. Marinho-Araujo, Adrielle de Matos Borges Teixeira e Lorena Cavalcante

Capítulo 2
Lei 13.935/2019 no Maranhão: cenário, desafios e perspectivas para Psicologia Escolar – relato de práticas
Pollianna Galvão, Maiara Amorim Muniz e Camila Gonçalves Ribeiro

Capítulo 3
Atribuições e competências para o psicólogo escolar: uma análise do perfil requerido em concursos públicos
Pablo Mateus dos Santos Jacinto e Maria Virginia Machado Dazzani

Capítulo 4
Análise da inserção profissional da Psicologia Escolar na rede pública de ensino do estado do Pará
Thierry da Silva Valente e Aline Beckmann de Castro Menezes

Capítulo 5
Psicologia Escolar Crítica e o trabalho com as emoções em uma escola da rede pública
Juliana Soares de Jesus, Guilherme Siqueira Arinelli, Fernanda Pereira Medeiros, Lilian Aparecida Cruz Dugnani e Vera Lucia Trevisan de Souza

Capítulo 6
A inserção de psicólogos escolares em instituições públicas de educação e sua importância na mediação de processos de ensino e aprendizagem
Ana Rogélia Duarte do Nascimento e Fabíola de Sousa Braz Aquino

Capítulo 7
Formação continuada em Psicologia Escolar e mediação estética: contribuições teóricas e metodológicas
Lorena Cavalcante e Claisy M. Marinho-Araujo

Capítulo 8
Docente orientador de turma: uma análise sob o olhar da Psicologia Escolar Crítica
Nadja Maria Vieira, Rodrigo Pimentel Ramos e Marianne Lemos Costa

Orelha

A obra “PSICOLOGIA ESCOLAR: Atuação Profissional e a Lei 13.935/2019”, de autoria de professores e pesquisadores do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar/Educacional (GT-PEE), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEPP), objetiva visibilizar a presença do psicólogo como membro da equipe técnica nos diversos espaços, níveis e modalidades educativas, considerando, especificamente, a implementação da Lei 13.935/2019.
Cientes dos desafios à efetiva implementação dessa legislação nas escolas brasileiras, as autoras e autores do GT-PEE sinalizam para a urgente defesa e disseminação, entre os psicólogos escolares, de aportes teóricos, metodológicos, empíricos, técnicos e práticos que concretizem, para a formação e atuação, uma dimensão democrática que potencialize avanços educacionais, justiça social e desenvolvimento de muitos, principalmente daqueles que, subjetivamente, se constituem nos contextos educativos. Com a Lei 13.935, esperam-se mais psicólogos escolares adentrando o universo educativo.
Este livro pretende sensibilizar os colegas psicólogos a buscarem formas de intervenção mais coletivas, afastando-se das ações elitizadas, adaptativas e individualizantes. O forte convite é ao enfrentamento dos complexos desafios educacionais com práticas psicológicas que valorizem as vozes institucionais, potencializando avanços e práticas exitosas, processos de conscientização e emancipação, ações de igualdade e justiça social, inclusão e respeito à diversidade humana. Com isso, as autoras e os autores desta obra convidam leitoras e leitores à aproximação ética e crítica dos pressupostos, proposições, compromissos e práxis da Psicologia Escolar enquanto área de humanização e transformação sociopolítica.

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