Psicologia do Envelhecimento: relações sociais, bem-estar subjetivo e atuação profissional em contextos diferenciados
Uma psicologia positiva do envelhecimento busca identificar as variáveis que respondem pelo reflorescimento de indivíduos e grupos sociais, pela sua capacidade de enfrentar os desafios físicos, sociais e intrapsíquicos da velhice e pela sua luta pela autorrealização e pela felicidade. Não se trata de teoria ou paradigma, nem tampouco uma perspectiva de autoajuda, mas de uma nova interpretação sobre a adaptação na velhice, fase da vida que se delineia em continuidade ao curso de vida e às influências precedentes. Este livro destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação de Psicologia e Gerontologia e também se constitui em literatura de qualidade para leigos desejosos de se conhecer melhor e de acompanhar os avanços do conhecimento sobre velhice.
- 2a edição
- Revisada
- Julho/2011
- R$65,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-475-4
- ISBN
- 220
- Páginas
- 14 x 21 mm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação: uma psicologia positiva para o envelhecimentoCapítulo 1
Envelhecimento, Relações Sociais e Ambiente
Isolda de Araújo Günther
Capítulo 2
Relações entre Rede de Apoio Social, Bem-estar Psicológico e Resiliência na Velhice
Maria Clara Pinheiro de Paula Couto, Rosa Ferreira Novo e Sílvia Helena Koller
Capítulo 3
Rede de Suporte Social e Doença de Alzheimer: o caso de um cônjuge idoso cuidador
Deusivania Vieira da Silva Falcão, Karina de Lima Flauzino e Flávia Renata Fratezi
Capítulo 4
Avaliação do Bem-estar Subjetivo de Idosos no Ambiente Rural
Francisco José Batista de Albuquerque, Charlene Nayana Nunes Alves Gouveia, Carla Fernanda Ferreira Rodrigues, Cíntia Ribeiro Martins e Maria Teresa de Souza Neves
Capítulo 5
Envelhecer na Amazônia: um caso de velhice bem-sucedida às margens de um rio
Simone Souza da Costa Silva, Hilma Tereza Tôrres Khoury, Fernando Augusto Ramos Pontes, Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke e Adriano da Silva Gama
Capítulo 6
Bem-estar Subjetivo de Idosos Residentes em Instituições de Longa Permanência
Hilma Tereza Tôrres Khoury, Rafaella Cristina Campos Salgado Rêgo, Jaqueline China Silva, Alciane de Lima Silva, Vera Ribeiro Novaes, Tatiane Rodrigues Sanches, Jeisiane dos Santos Lima, Juliany Lopes de Castro e Marilene Alves Dantas Pereira
Capítulo 7
Envelhecimento e Desafios Adaptativos: a resiliência e os mecanismos de proteção como mediadores nesse processo
Eulália Maria Chaves Maia e Camomila Lira Ferreira
Capítulo 8
Funcionamento Psicológico Positivo e Mecanismos de Auto-regulação do Self em Adultos e Idosos Afetados por Acidente Vascular Encefálico
Dóris Firmino Rabelo e Anita Liberalesso Neri
Capítulo 9
Metas de Vida e Investimentos Pessoais na Perspectiva de Jovens, Adultos e Idosos
Sueli Aparecida Freire e Anita Liberalesso Neri
Capítulo 10
Velhice e Educação: possibilidades e benefícios para a qualidade de vida
Meire Cachioni e Deusivania Vieira da Silva Falcão
Capítulo 11
Velhice Contemporânea e Atuação do Psicólogo: reinventando a profissão
Ruth Gelehrter da Costa Lopes, Natália Alves Barbieri e Carina Alvarez Gambale
Sobre os Autores
Orelha
O presente livro focaliza as relações sociais e o bem-estar subjetivo, abordando a velhice e o envelhecimento em contextos diferenciados. Por meio de pesquisadores (em sua maioria, psicólogos) renomados em suas áreas de atuação, e oriundos das
mais diversas regiões brasileiras, esta obra oferece ao leitor a oportunidade de refletir a temática em pauta a partir de realidades distintas, tais como, pessoas que envelhecem na zona rural, instituições de longa permanência para idosos e comunidades ribeirinhas. Dentre outros aspectos, a leitura nos leva a compreender que há vários modelos de envelhecimento e de velhice. Cada indivíduo envelhece de maneira diferenciada, na singularidade de suas condições genéticas, ambientais, familiares, sociais, educacionais, históricas e culturais. Tal fato revela o valor e a legitimidade de esses estudiosos discutirem o assunto pautando-se em pesquisas científicas ou em outras experiências decorrentes de atividades acadêmicas. Nesse sentido, buscam responder questões e sinalizar várias delas que merecem ser investigadas nos próximos anos.