Psicologia Cognitiva: construção de significados em diferentes contextos
A coletânea nos conduz com maestria ao mundo impreciso e dinâmico da construção de significados, sem pretensões a uma ciência das soluções, mas cumprindo uma função especialmente nobre à Psicologia Cognitiva: a de criar problemas, por meio dos quais a inovação e o sentido tornam-se possíveis na atividade científica.
- 2a edição
- Revisada
- Janeiro/2018
- R$52,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-764-9
- ISBN
- 164
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Introdução: a reconhecida relevância do processo de construção de significados para o funcionamento cognitivo
Lourdes Meireles Leão e Mônica Correia
Capítulo 1
Linguagem, Significado, Atividade, Sujeito e Cognição: noções que orientam estudos sobre o processo de construção de significados
Mônica F. B. Correia
Capítulo 2
Significando e Ressignificando: construindo significados
Lourdes Meireles Leão
Capítulo 3
Negociações, Rupturas e Renegociações do Contrato Didático: refletindo sobre a construção de significados numa sala de aula de Matemática, na perspectiva dos fenômenos didáticos
Anna Paula de Avelar Brito Menezes e Marcelo Câmara dos Santos
Capítulo 4
A Construção de Significados em Álgebra com Base em Uma Sequência de Ensino: um olhar para a sala de aula
Mônica Maria Lins Lessa e Jorge Tarcísio da Rocha Falcão
Capítulo 5
Cognição, Afetividade, Subjetividade: analisando a construção de significados na sala de aula de Matemática
Claudia Roberta de Araújo Gomes e Jorge Tarcísio da Rocha Falcão
Capítulo 6
Processos de Compreensão de Textos e Habilidades Metacognitivas: estudos com universitários
Patrícia Maria Uchôa Simões e Maria Helena Santos Dubeux
Capítulo 7
Relações entre Leitura, Matemática e Construção de Significados
Síntria Labres Lautert e Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
Orelha
Um dos principais desafios da Psicologia Cognitiva tem sido compreender como o significado é construído e usado em diferentes contextos sociais e culturais. A série de artigos que compõe este livro contribui para a formação de um corpo de conhecimentos sobre o assunto, apresentando, como ponto de partida, o sentido dado a conceitos centrais envolvidos no processo de construção de significados, além de abordá-la em diferentes cenários: um contexto profissional de alta densidade tecnológica, salas de aulas de matemática (considerando didática, introdução à álgebra e constituição da subjetividade do educador), a construção do sentido do texto pelo leitor universitário e a aprendizagem da leitura e do conceito de divisão como fator de transformação de esquemas cognitivos. Esta obra, caracteriza-se, portanto, como significativa fonte para pesquisadores, docentes e interessados na discussão de aspectos relacionados à mente humana.