Práticas exitosas em psicologia escolar crítica - volume 2
A presente obra configura-se como o Volume 2, dentro de uma coletânea composta por três livros, intitulado Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica. As temáticas abordadas sinalizam reflexões, possibilidades, desafios e, especialmente, experiências bem-sucedidas em Psicologia Escolar em diversos cenários de pesquisa e atuação que se evidenciam na contemporaneidade. Neste volume, as produções de docentes e pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação de várias regiões do Brasil, focalizam proposições e experiências relevantes de formação e práticas exitosas.
- 1a edição
- Outubro/2020
- R$72,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-895-0
- ISBN
- 184
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1. Proposições relevantes para a prática profissional
Capítulo 1
Indicadores para o perfil profissional do psicólogo escolar
Leonardo Vieira Nunes e Claisy M. Marinho-Araujo
Capítulo 2
Psicologia Escolar e educação inclusiva na perspectiva dos direitos humanos
Henrique Jorge Simões Bezerra e Mônica de Fátima Batista Correia
Capítulo 3
Narratividade: uma abordagem para prática e pesquisa em Psicologia Escolar Crítica
Nadja Maria Vieira
Capítulo 4
Utilização de vídeos para promover a interação entre crianças com e sem deficiência no contexto escolar
Larissa Rodrigues Rosa e Aline Beckmann Menezes
Parte 2. Experiências de formação e práticas exitosas
Capítulo 5
Do risco à proteção: promoção integral do desenvolvimento infantil
Raquel Souza Lobo Guzzo, Flávia de Mendonça Ribeiro, Luísa Hirata Rangel e Letícia Moreira Bueno de Camargo
Capítulo 6
Psicologia Escolar no contexto da educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-cultural para o trabalho com professoras de berçários
Amanda Costa Vicente, Nialda Sabrina da Silva e Fabíola de Sousa Braz Aquino
Capítulo 7
Equipe gestora, Projeto Político Pedagógico e Psicologia Escolar: articulações de práticas possíveis
Lilian Aparecida Cruz Dugnani, Ana Paula Petroni, Fernanda Pereira Medeiros e Vera Lucia Trevisan de Souza
Capítulo 8
Intervenção em uma escola pública de Salvador de ensino fundamental I: escuta de crianças e adolescentes com queixa escolar
Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto, Laís Nunes Souto, Dionis Soares de Souza, Kalena Ellen dos Santos Ferraz e Maria Virgínia Machado Dazzani
Capítulo 9
Vivências e processos imaginativos em adolescentes: práticas desenvolvidas em uma escola pública estadual
Maura Assad Pimenta Neves, Juliana Soares de Jesus, Guilherme Siqueira Arinelli e Vera Lucia Trevisan de Souza
Orelha
Este livro é uma publicação do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) que, desde 1994, tem assumido o compromisso com o desenvolvimento da Psicologia Escolar, como campo de conhecimento e prática profissional, por meio da pesquisa científica, da apresentação de propostas de intervenção ou relatos de experiência a fim de subsidiar a formação de psicólogos escolares no país, bem como a realização de ações políticas que visam trazer avanços para a profissão.
A presente obra configura-se como o Volume 2, dentro de uma coletânea composta por três livros, intitulado Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica.
Neste volume, as produções de docentes e pesquisadores membros do GT, vinculados a programas de pós-graduação de várias regiões do Brasil, focalizam proposições e experiências relevantes de formação e práticas exitosas. As temáticas abordadas sinalizam reflexões, possibilidades, desafios e, especialmente, experiências bem-sucedidas em Psicologia Escolar em diversos cenários de pesquisa e atuação que se evidenciam na contemporaneidade.