Possibilidades de Aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência
A implantação das políticas de inclusão escolar assim como os resultados obtidos nos diferentes instrumentos de avaliação da qualidade da educação — sejam nacionais ou internacionais — têm dado crescente visibilidade a uma população escolar que se constitui em constante desafio para os educadores: os alunos que apresentam dificuldades para aprender e os alunos com deficiências.
Enfrentar essa problemática é o propósito deste livro, organizado com o objetivo de trazer contribuições para a reflexão dos contextos inclusivos, das práticas sociais e das concepções que estão em suas bases, assim como, especificamente, trazer uma compreensão dos processos de aprendizagem desses alunos, e estimular, principalmente, novas práticas pedagógicas.
O livro coloca em relevância a aprendizagem escolar, em análises reflexivas e propositivas. Enfatiza as condições e oportunidades que, na escola, oportunizam aos sujeitos superarem obstáculos externos e condições subjetivas, fortalecendo suas possibilidades no processo de aprender.
- 1a edição
- Junho/2011
- R$51,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-466-2
- ISBN
- 280
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Deficiência como Iatrogênese
Ingrid Lilian Fuhr Raad
Elizabeth Tunes
Capítulo 2
Os Aspectos Subjetivos no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especiais: além dos limites concretos do defeito
Fernando L. González Rey
Capítulo 3
A Superação das Dificuldades de Aprendizagem e as Mudanças na Subjetividade
Maristela Rossato
Albertina Mitjáns Martínez
Capítulo 4
Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual: desafios para o professor
Alexandra Ayach Anache
Capítulo 5
Errata: onde se lê deficiente mental, leia-se criança que aprende como sujeito de possibilidades
Anelice S. Batista
Maria Carmen V. R. Tacca
Capítulo 6
Linguagem, Fala e Audição nos Processos de Aprendizagem: desafios e estratégias
Cristina M. Madeira Coelho
Capítulo 7
Significação e Aprendizagem do Aluno Surdo
Celeste Azulay Kelman
Capítulo 8
O Intérprete de Língua de Sinais e a Ação Pedagógica no Processo de Aprendizagem do Sujeito Surdo
Bianca Carrijo Cordova
Maria Carmen V. R. Tacca
Capítulo 9
A Aprendizagem dos Alunos com Deficiência Visual: reflexões a partir de uma pesquisa no ensino superior
Patrícia Neves Raposo
Albertina Mitjáns Martínez
Sobre os Autores
Orelha
A implantação das políticas de inclusão escolar assim como os resultados obtidos nos diferentes instrumentos de avaliação da qualidade da educação — sejam nacionais ou internacionais — têm dado crescente visibilidade a uma população escolar que se constitui em constante desafio para os educadores: os alunos que apresentam dificuldades para aprender e os alunos com deficiências.
Enfrentar essa problemática é o propósito deste livro, organizado com o objetivo de trazer contribuições para a reflexão dos contextos inclusivos, das práticas sociais e das concepções que estão em suas bases assim como, especificamente, trazer uma compreensão dos processos de aprendizagem desses alunos, e estimular, principalmente, novas práticas pedagógicas.
O livro coloca em relevância a aprendizagem escolar, em análises reflexivas e pro-positivas. Enfatiza as condições e oportunidades que, na escola, oportunizam aos sujeitos superarem obstáculos externos e condições subjetivas, fortalecendo suas possibilidades no processo de aprender.
]Os capítulos apresentam princípios, ideias ou estratégias que podem ser compre-endidos em sua formulação criativa, na intenção de mudanças significativas nas práticas pedagógicas, visando a aprendizagem dos alunos com dificuldades e deficiências. Trazem importantes contribuições — a partir das análises teóricas, das experiências práticas e sugestões para abordar a subjetividade, a deficiência, a dificuldade de aprendizagem, a fala e a audição —, propondo um pensar as especificidades de cada um dos sujeitos que estão na escola para aprender.
Por suas ideias propositivas e instigadoras, o livro é de grande interesse e valor para estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas de conhecimentos con-fluentes com a Educação, levando-os a uma compreensão crítica e reflexiva em torno da aprendizagem e suas diferentes formas de expressão. Alcança, também, uma arti-culação com profissionais tanto da área da Educação — professores, coordenadores pedagógicos, diretores — como da Saúde, da Psicologia, da Fonoaudiologia, por exemplo, que também se deparam, constantemente, com desafios em sua prática profissional junto a uma clientela específica e, também, quando são responsáveis pela formação de profissionais dentro de sua área de conhecimento.
A obra, sem dúvida, é relevante dentro de sua proposição teórica e prática e carrega conteúdo instigante para outras e necessárias discussões no âmbito dos processos de aprender de qualquer pessoa, como sujeito de possibilidades.