Política e gestão da educação: identidade, planejamento e regulação
A necessidade de que a política educacional seja uma política de Estado vem de longa data, o que faz que um estudo com enfoque em Política e Gestão da Educação implique fundamentar a análise no conhecimento histórico e na reflexão criteriosa. Esta coletânea, reúne textos que apresentam ações integradas em estudos e pesquisas sobre sistemas educativos, unidades escolares e instituic?o?es de educac?a?o básica e superior, em seus aspectos poli?ticos, histo?ricos, administrativos e pedago?gicos. As abordagens teo?rico-metodolo?gicas utilizadas permitem uma aproximação com a realidade dos aspectos estudados e têm contribuído para um projeto de educac?a?o com qualidade social. Oferece, aos profissionais da educação, estudantes de graduação em licenciaturas e pós-graduação, recortes temáticos em um diálogo que propõe ao leitor ferramentas para pensar o contexto educacional no qual está inserido e nele atuar.
- 1a edição
- Setembro/2020
- R$65,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-893-6
- ISBN
- 264
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
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Sumário
Apresentação
Parte 1. Educação Superior
Capítulo 1
A Universidade no Brasil: modelos e dilemas atuais
Soraia Kfouri Salerno, Samira Fayez Kfouri e Ennia Débora Passos Braga Pires
Capítulo 2
Plano Nacional de Educação: avanços e recuos
Soraia Kfouri Salerno, Samira Fayez Kfouri e Rosana Pereira Lopes
Capítulo 3
Gestão Universitária e o Plano de Desenvolvimento Institucional
Soraia Kfouri Salerno e João Carlos Batista Leite
Capítulo 4
Autonomia Universitária como Política do Estado: embates no governo do Paraná em 2015
Andrieli Dal Pizzol e Soraia Kfouri Salerno
Capítulo 5
Educação Superior: a precarização do trabalho docente
Marcia Akemi Yamada e Soraia Kfouri Salerno
Capítulo 6
Expansão da Educação Superior no Brasil: a primeira década do século XXI
Josivam Emanuel Martins dos Santos e Soraia Kfouri Salerno
Capítulo 7
Olhares Antagônicos para a Educação Superior Brasileira
Maisa Oliveira Melo Ferraz, Ennia Débora Passos Braga Pires e Soraia Kfouri Salerno
Parte 2. Educação Básica
Capítulo 8
O Pedagogo na Rede Estadual do Paraná: condições de trabalho
Soraia Kfouri Salerno, Rosana Pereira Lopes e Samira Fayez Kfouri
Capítulo 9
Educação Chilena para Além das Cordilheiras: reflexos para o Brasil
Lorena Mariane Santos Rissi e Soraia Kfouri Salerno
Capítulo 10
A Importância da Pesquisa na Formação do Pedagogo
Renata Karolyne Monteiro e Soraia Kfouri Salerno
Capítulo 11
Administração Escolar como Instrumento de Transformação: contradições e possibilidades
Elaine Vieira Pinheiro e Soraia Kfouri Salerno
Capítulo 12
Processo Democrático em Instituições Escolares
Jéssica de Lourdes Preti e Soraia Kfouri Salerno
Capítulo 13
Gestão Escolar Democrática: participação dos pais
Patrícia de Souza Caldas e Soraia Kfouri Salerno
Capítulo 14
Educação e Responsabilidade do Estado a partir das Reformas Religiosas
Gustavo Kosienczuk e Soraia Kfouri Salerno
Orelha
A necessidade de que a política educacional seja uma política de Estado vem de longa data, o que faz que um estudo com enfoque em Política e Gestão da Educação implique fundamentar a análise no conhecimento histórico e na reflexão criteriosa. Esta coletânea, fruto dessa demanda, vem como resultado de leituras, diálogos, reflexões e produções disseminadas por pesquisadores, profissionais da educação e estudantes - de graduação e pós-graduação - por meio do grupo de pesquisa Do Projeto de Estado ao Projeto de Educação (CNPq). São textos que apresentam ações integradas em estudos e pesquisas sobre sistemas educativos, unidades escolares e instituic?o?es de educac?a?o básica e superior, em seus aspectos poli?ticos, histo?ricos, administrativos e pedago?gicos. As abordagens teo?rico-metodolo?gicas utilizadas permitem uma aproximação com a realidade dos aspectos estudados e têm contribuído para um projeto de educac?a?o com qualidade social. Trata-se de uma obra que oferece, aos profissionais da educação, estudantes de graduação em licenciaturas e pós-graduação, recortes temáticos sobre a Política e Gestão da Educação Básica e Superior, num permanente diálogo que propõe ao leitor ferramentas para pensar o contexto educacional no qual está inserido e nele atuar.