Pesquisas Educacionais: formação e prática
Esta coletânea reúne textos de diferentes pesquisadores brasileiros que discutem aspectos importantes sobre a pesquisa na área de Educação, com ênfase na formação e prática na Educação Básica e Superior. Os autores apresentam resultados de estudos, muitos dos quais desenvolvidos pelos grupos de pesquisas que compõem a linha Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – Mestrado e Doutorado. Assim, a obra consiste numa relevante fonte de consulta para aqueles que se ocupam de pesquisas na área, bem como para os que têm se dedicado às práticas pedagógicas desenvolvidas na educação escolar, em suas diferentes vertentes.
- 1a edição
- Abril/2012
- R$62,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-584-3
- ISBN
- 292
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prólogo
Marli André
Apresentação
Parte 1 – Educação Superior
Capítulo 1
Grupos de Pesquisa e Formação de Pesquisadores
Menga Lüdke
Giseli Barreto da Cruz
Capítulo 2
Formação de Professores: pesquisas de intervenção no contexto da pós-graduação no centro-oeste brasileiro
Andrea Maturano Longarezi
Luis Eduardo Alvarado Prada
Roberto Váldes Puentes
Capítulo 3
Docência Universitária: formação e desenvolvimento profissional
Graça Aparecida Cicillini
Silvana Malusá Baraúna
Vanessa T. Bueno Campos
Capítulo 4
A Cultura Avaliativa no Interior dos Cursos de Licenciatura
Olenir Maria Mendes
Marli André
Parte 2 – Educação Básica
Capítulo 5
Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia
Selva Guimarães
Iara Vieira Guimarães
Eucidio Pimenta Arruda
Capítulo 6
Quando, Com o Quê, Onde e Como se Ensina Astronomia? Um estudo sobre as concepções de professores em formação e em serviço
Marcos Daniel Longhini
Hanny Angeles Gomide
Capítulo 7
Educação Digital do Professor e a Avaliação de Objetos de Aprendizagem
Rejane Maria Ghisolfi Silva
Janete Aparecida Pereira Melo
Arlindo José de Souza Junior
Capítulo 8
Pesquisas Escolares no Mundo Virtual: impasses e proposições
Adriana Pastorello Buim Arena
Dagoberto Buim Arena
Capítulo 9
Ensino Médio em Macapá-AP: interfaces da busca pelo currículo integrado
Oto João Petry
Ilma de Andrade Barleta
Capítulo 10
Deficiência Intelectual: reflexões sobre a prática educativa de uma professora alfabetizadora
Arlete Aparecida Bertoldo Miranda
Larissa Maciel Gonçalves Silva
Capítulo 11
Limites e Possibilidades do Lúdico no Cotidiano de Escolas de Educação Infantil
Myrtes Dias da Cunha
Reginaldo Santos Pereira
Sangelita Miranda Franco Mariano
Sobre os Autores
Orelha
Esta coletânea reúne textos de diferentes e renomados pesquisadores brasileiros que discutem aspectos importantes sobre a pesquisa na área de Educação, com ênfase na formação e prática na Educação Básica e Superior. Os autores apresentam resultados de estudos, muitos dos quais desenvolvidos pelos grupos de pesquisas que compõem a linha Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – Mestrado e Doutorado. Assim, a obra consiste numa relevante fonte de consulta para aqueles que se ocupam de pesquisas na área, bem como para os que têm se dedicado às práticas pedagógicas desenvolvidas na educação escolar, em suas diferentes vertentes.