Para Gostar de Ler a História da Química - Volume Único
O conhecimento da história da ciência possibilita – a professores, alunos e ao processo de ensino|aprendizagem – discorrer pelos conteúdos da Química – respeitados os pré-requisitos e complexidade –, de maneira mais envolvente e fecunda, frequentemente, levando-nos a redescobertas. O conhecimento histórico deve ser trabalhado de forma a contribuir para o processo de investigação acerca do mundo e não, apenas, como um conjunto de informações que se memoriza. Quando olhamos para as propostas da nova LDB – que indica um ensino contextualizado, estimulando a exploração de “temas transversais” – encontramos, no conhecimento da história das ciências, um esteio para tais objetivos.
- 1a edição
- Abril/2013
- R$70,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-209-2
- ISBN
- 232
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Introdução
O Alquimista São Tomás de Aquino
Paracelso, Napoleão, a Química do Arsênio e a Iatroquímica
Breve Histórico sobre o Papel do Forno na História da Química
O Químico Cético que Praticava Alquimia: Robert Boyle
A Alquimia de Sir Isaac Newton
Flogisto: o erro que deu certo
Lomonosov
Cavendish, o Autista?
As Mulheres Por Trás dos Grandes Químicos: Madame Lavoisier e Claudine Picardet
Amadeo Avogadro
O Atomismo de John Dalton
Jane Marcet e a Popularização da Química
Riqueza e Fama Por Meio da Química: Louis Jacques Thenard
Scheele e o Oxigênio
“The Hydrogen Men”: Cavendish e Urey
Humphry Davy e o Óxido Nitroso
Chevreul: o químico de maior longevidade?
À Procura de Gay-Lussac: pequena excursão ao Pére-Lachaise
O Quebra-cabeças de Mendeleiev
Robert Wilhelm Bunsen
Karl Friedrich Mohr
Simetria e Assimetria na Descoberta Científica: Pasteur e os isômeros ópticos
O Vitalismo, Eduard Buchner e o Surgimento da Moderna Bioquímica
Faraday e a Descoberta do Aço Inox
A “Família Benzênica”
William Perkin e sua Anilina Púrpura: o acaso e a ousadia
Boyle, Dalton ou Lavoisier? Quem é o “pai” da Química Moderna?
Svante August Arrhenius
Estrutura da Matéria
Lewis e a Ligação Química
O Ácido Pícrico e as Guerras Mundiais
A Cocaína e a Coca-Cola; Theodor Schwann, a Pepsina e a Pepsi
Química, Guerra, Ética e Moralidade: o caso Fritz Haber
Werner, Jφrgensen e o Papel da Intuição na Evolução do Conhecimento Químico
As Forças de van der Waals
Química, Paz e Vitamina C: Linus Pauling
Paul Sabatier e a Margarina Nossa de Cada Dia
Louis Frederick Fieser: o inventor do Napalm
Napalm
Químico Industrial Escapa de Auschwitz: Primo Levi
Glen Theodore Seaborg e os Elementos Transurânicos
Uma Reação de um Gás Nobre: Neil Barlett
A Química do Projeto Manhattan
As Mulheres e o Prêmio Nobel de Química
A Química na Agricultura: breve histórico
Breve Histórico da Presença Inorgânica na Nutrição e na Medicina
Bibliografia
Orelha
O conhecimento da história da ciência possibilita – a professores, alunos e ao processo de ensino|aprendizagem – discorrer pelos conteúdos da Química – respeitados os pré-requisitos e complexidade –, de maneira mais envolvente e fecunda, frequentemente, levando-nos a redescobertas.
O conhecimento histórico deve ser trabalhado de forma a contribuir para o processo de investigação acerca do mundo e não, apenas, como um conjunto de informações que se memoriza.
Quando olhamos para as propostas da nova LDB – que indica um ensino contextualizado, estimulando a exploração de “temas transversais” – encontramos, no conhecimento da história das ciências, um esteio para tais objetivos.
Com demasiada frequência, nós professores, insistimos mais nos produtos do que nos processos de aprendizagem das ciências. O processo ensino|aprendizagem, por intermédio de indagação, é mais difícil, porém, muito mais compensador do que a simples memorização.
Assim, apresentamos o volume único Para Gostar de Ler a História da Química com a certeza de sua contribuição.
Não é possível programar um futuro melhor sem considerar a evolução histórica dos processos e da existência, seja para o indivíduo, para as comunidades ou para o próprio planeta.
O editor