Oriente Médio
Este livro, longe da pretensão de esclarecer todos os problemas do Oriente Médio, visa expor, principalmente, ao leitor em geral e, em especial, ao aluno do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares, uma panorâmica da região que, mesmo tendo sido o berço do mundo ocidental, de um legado histórico, político, religioso e cultural inestimável, continua muito incompreendida e em conflito.
- 1a edição
- Maio/2013
- R$48,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-211-5
- ISBN
- 136
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Introdução
Considerações geográficas
Capítulo 1
Conhecendo a Palestina: o cenário da discórdia
A conquista da Terra Prometida
Capítulo 2
Os Atores Entram em Cena
Judeus
Capítulo 3
Outros Atores Entram em Cena
Árabes
A Arábia pré-islâmica
O Islamismo e Maomé
O Islã após a morte de Maomé
O Mundo Islâmico de hoje
As divisões do islamismo
Cristo no islamismo
Capítulo 4
Um Retorno à Palestina Após a Grande Diáspora
Os judeus na Europa
Lawrence da Arábia
A colonização
A partilha da Palestina
Plano de Participação da ONU – 1947 e as linhas do Armistício da ONU – 1949
Capítulo 5
Questão Palestina
A vida dos refugiados palestinos
A Guerra de Suez
A Guerra dos Seis Dias ou Terceiro Conflito Árabe-israelense
Setembro Negro
Atividades terroristas dos palestinos abalaram o mundo
O quarto conflito árabe-israelense: Guerra do Yom Kippur – 1973
Capítulo 6
Os Acordos de Paz
Yasser Arafat discursa nas Nações Unidas
Primeiro acordo de paz – acordo de Camp David
A repercussão deste acordo no Mundo Árabe
O ataque de Israel no Líbano
Os acordos de Oslo
Oslo II
Mais uma chance para a paz na virada do milênio
Mais um acordo para a paz – O Quarteto de Madri
O plano de Ariel Sharon
A morte de Arafat abre um novo capítulo na questão palestina
Capítulo 7
O Grupo Hamas Vence as Eleições na Palestina
O grande problema
Início de uma nova era
A comoção internacional
O ataque do Hezbollah
O ataque de Israel à Gaza
Capítulo 8
Israel e a ‘Primavera Árabe’
A manifestação no Egito
Palestinos vão a ONU em busca do Estado Soberano
O reconhecimento
Considerações Finais
A visita de Lula ao Oriente Médio
Referências
Sobre o Autor
Orelha
Ao escrever sobre o Oriente Médio os autores procuraram destacar a região considerada uma das mais estratégicas do planeta, ponto de união de três continentes: Ásia, Europa e África, englobando o Canal de Suez e os estreitos de Bab el Mandeb e Ormutz, importantes passagens marítimas na rota internacional do petróleo.
A região é o berço das três principais religiões do mundo ocidental: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Apesar do predomínio de povos árabes, a população regional, de 270 milhões de habitantes, possui uma significativa heterogeneidade étnica que inclui os judeus, persas, turcos, curdos, drusos, afegãos etc. A estabilidade política da região tem sido afetada por fatores internos e externos. Internamente, golpes de Estado, guerras civis, revoluções e disputas por fronteiras. Externamente, o interesse estrangeiro nos recursos energéticos disponíveis na região.
De forma similar ao ocorrido nos países do continente africano, o traçado das fronteiras entre os países no Oriente Médio atendeu aos interesses externos e, portanto, não correspondem às fronteiras étnicas, históricas e culturais. Esse processo de descolonização acabou deixando povos diferentes e religiões rivais juntos dentro de fronteiras artificialmente construídas pelos interesses externos.
O “mundo árabe” foi dividido com o objetivo de se perpetuar a exploração da preciosa e finita riqueza natural da região, o petróleo, pelas potências ocidentais.
O livro procura ressaltar que a falta de desenvolvimento econômico na região está relacionada à concentração da renda e que os imensos recursos obtidos com as exportações de petróleo estão nas mãos de grandes empresas transnacionais, ou no controle estatal, em geral, integrado a oligarquias representadas por príncipes, monarcas e sheiks ou por repúblicas ditatoriais, em que, mesmo quando presidencialista, o poder é passado de pai para filho, como no caso da Síria.
A situação se agrava ao estudarmos o Projeto Nuclear Iraniano, a prolongada guerra civil na Síria, o movimento separatista Curdo, a presença militar dos EUA no Afeganistão, a divisão entre xiitas e sunitas e, ainda, os grupos islâmicos que possuem capacidade militar como Hamas, Hezbollah e Al Qaeda.
Por tudo isso, este livro sobre o Oriente Médio, torna-se uma leitura quase obrigatória, pois, longe de ter a pretensão de esclarecer todos problemas do Oriente Médio, os autores visam expor, principalmente, ao leigo e, em especial, ao aluno do Ensino Médio e cursos pré-vestibulares, uma visão panorâmica da região que, mesmo tendo sido o berço do mundo ocidental, de um legado histórico e cultural inestimável, continua tão incompreendida e conflitada.
Os autores