O Trabalho Pedagógico com Crianças de até Três Anos
As crianças pequeninas devem ter seus horizontes ampliados pelo professor, não somente os horizontes intelectuais, mas também os emocionais e corporais. Para isso, o professor deve munir-se de conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão de como a ação e o ensino intencionais são decisivos para um trabalho pedagógico de qualidade.
- 2a edição
- Julho/2022
- R$64,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-040-3
- ISBN
- 176
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Introdução
Capítulo 01
A Arte de Contar Histórias na Sala de Aula: do didatismo ao encantamento
Belissa do Pinho Jambersi
Capítulo 02
O Ensino da Linguagem Escrita na Creche: algumas reflexões sobre a mediação docente
Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa
Capítulo 03
A Linguagem Matemática e a Criança Pequena
Maria do Carmo de Sousa
Capítulo 04
Ensinar Ciência aos Pequeninos: a ampliação dos horizontes da criança na descoberta de si e do mundo
Debora A. S. M. da Silva e Alessandra Arce
Capítulo 05
Motricidade Infantil dos Zero aos Três Anos: fundamentos para uma orientação pedagógica
Paula H. Lobo da Costa e Juliana Cesana
Capítulo 06
Musicaliza: a música no cotidiano escolar na educação infantil para crianças pequenas
Ilza Zenker Leme Joly e Maria Carolina Leme Joly
Capítulo 07
Prevenção da Violência Contra Crianças Pequenas: a atuação dos profissionais da educação
Rachel de Faria Brino
Sobre as Autoras
Orelha
Em continuidade às discussões iniciadas em Ensinando aos Pequenos de Zero a Três Anos (2ª edição, Alínea, 2012), a presente obra vai além e coloca em cena o conteúdo que deve compor o trabalho pedagógico com essa faixa etária.
O ponto principal que se apresenta é a defesa de que o trabalho intencional, direcionado e planejado pelo docente é fundamental para estimular o desenvolvimento nas salas de educação infantil, em especial, nas creches.
As crianças pequeninas devem ter seus horizontes ampliados pelo professor, não somente os horizontes intelectuais, mas também os emocionais e corporais. Para isso, o professor deve munir-se de conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão de como a ação e o ensino intencionais são decisivos para um trabalho pedagógico de qualidade.
Com variadas sugestões de conteúdo e de procedimentos que facilitarão, sobremaneira, a tarefa de educar as crianças, desde a mais tenra idade, a obra é uma inequívoca contribuição aos docentes que atuam na Educação Infantil e vem, também, enriquecer o debate do trabalho intencional, em especial, com os pequenos.
O editor