O Trabalho Contemporâneo no Brasil: realidade e desafios
A obra aborda, de maneira multidisciplinar, a contemporaneidade do trabalho, discutindo um amplo espectro das suas relações: identidade, direitos humanos, economia, grupos e processos intersubjetivos nas organizações, qualidade de vida no trabalho, novas tecnologias, geração y, juventude e mulheres. É indispensável para discussão e reflexão das implicações atuais do trabalho na vida das pessoas, traz perspectivas diversas que podem ser utilizadas no mundo organizacional por administradores, gestores e empresários. No âmbito acadêmico, apresenta-se como importante ferramenta para discussão em salas de aula e como leitura complementar nas disciplinas vinculadas às áreas de gestão de pessoas, recursos humanos e aprendizagem colaborativa.
- 1a edição
- Dezembro/2016
- R$46,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-787-8
- ISBN
- 156
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Identidade e Consciência como Elementos Fundamentais para um Projeto de Vida Humanístico
Antônio Fernando Gomes Alves
Capítulo 2
Direitos Humanos, Trabalho e Economia: a busca pelo equilíbrio
Aarão Miranda da Silva
Capítulo 3
Grupos e Processos Intersubjetivos nas Organizações
Arilson Pereira da Silva
Capítulo 4
Qualidade de Vida no Trabalho: vencer o burnout por meio da interação entre os sujeitos
Gabriel Santa Rosa e Bárbara de Oliveira Turatti
Capítulo 5
Como as Novas Tecnologias Impactam no Mercado de Trabalho da Geração Y
Ricardo Alexandre Bontempo
Capítulo 6
A Angústia da Geração Y: a busca pela felicidade e sentido no trabalho na modernidade líquida
Taynã Malaspina Bonifácio
Capítulo 7
Juventude e Trabalho no Município de São Paulo
Ana Maria Belavenuto e Freitas
Capítulo 8
Mulher e Trabalho: uma breve história
Andréa Peres Mendes
Orelha
Na atualidade, o trabalho continua assumindo a sua centralidade na construção da identidade dos indivíduos. Entretanto, a modernidade trouxe modificações nas relações colaborador-empresa, diante das quais, mais que nunca, é preciso a tomada de consciência da necessidade de aprimoramento das relações laborais na sociedade, para que sejam saudáveis e plenas.
A presente obra aborda, de maneira multidisciplinar, a contemporaneidade do trabalho, discutindo um amplo espectro das suas relações: identidade, direitos humanos, economia, grupos e processos intersubjetivos nas organizações, qualidade de vida no trabalho, novas tecnologias, geração y, juventude e mulheres.
Trata-se de uma obra indispensável para discussão e reflexão das implicações atuais do trabalho na vida dos colaboradores, pois traz perspectivas diversas que podem ser utilizadas no mundo organizacional por administradores, gestores e empresários. No âmbito acadêmico, vem a ser importante ferramenta para discussão em salas de aula e como leitura complementar nas disciplinas vinculadas às áreas de gestão de pessoas, recursos humanos e aprendizagem colaborativa.
Por fim, este livro é um convite para todos os colaboradores e pesquisadores que buscam uma visão mais consciente e protagonista da sociedade do trabalho, já que, como dizia Karl Marx: “a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores".