O Nacional e o Local na História da Educação
O livro apresenta, em seus capítulos, o resultado dos debates e reflexões sobre a história da educação, na IX Jornada do HISTEDBR, realizada na Universidade Federal do Pará, em 2010. Objetiva a difusão da produção científica, resultante de estudos e pesquisas de perspectiva histórica da área de Educação. A leitura constitui-se num momento privilegiado e relevante de discussão sobre a educação brasileira e a necessidade de inserção da história da educação da Amazônia na historiografia educacional e na pesquisa educacional. Em síntese, o livro é um passeio sobre os trabalhos apresentados e discutidos durante o evento, permitindo identificar o uno e o múltiplo do nacional e do local em história na educação. É essa perspectiva da presente coletânea.
- 1a edição
- Janeiro/2013
- R$38,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-566-9
- ISBN
- 184
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
O Local e o Nacional na Historiografia da Educação Brasileira
Dermeval Saviani
Capítulo 2
Os Museus Pedagógicos e a Experiência da UESB
Lívia Diana Rocha Magalhães
Capítulo 3
Educação Escolar Indígena: construção legal e (im)possibilidades à prática educativa diferenciada
Rosani de Fátima Fernandes
Capítulo 4
A Historiografia em Construção nos Processos de Ensino e Pesquisa da História da Educação no Brasil
Maria de Fátima Félix Rosar, Maria Regina Martins Cabral e Miriam Santos de Sousa
Capítulo 5
História da Educação na Amazônia – Questões de Natureza Teórico-metodológicas: críticas e proposições
Anselmo Alencar Colares
Capítulo 6
O Local e Nacional em História da Educação: questões teórico-metodológicas
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
Sobre os Autores
Orelha
O livro apresenta, em seus capítulos, o resultado dos debates e reflexões sobre a história da educação, na IX Jornada do HISTEDBR, realizada na Universidade Federal do Pará, em 2010. Objetiva a difusão da produção científica, resultante de estudos e pesquisas de perspectiva histórica da área de Educação.
A leitura constitui-se num momento privilegiado e relevante de discussão sobre a educação brasileira e a necessidade de inserção da história da educação da Amazônia na historiografia educacional e na pesquisa educacional.
Os trabalhos apresentados na conferência de abertura, nas mesas temáticas e mesas-redondas, demonstram o quanto a pesquisa na área da história da educação da Amazônia tem avançado, possibilitando um novo olhar sobre a educação da região que, a despeito de suas inúmeras pesquisas, ainda sofre com a distorcida política de ciência de nosso país que, historicamente, privilegia algumas regiões em detrimento de outras.
Em síntese, o livro é um passeio sobre os trabalhos apresentados e discutidos durante o evento, permitindo identificar o uno e o múltiplo do nacional e do local em história na educação. É essa a perspectiva da presente coletânea.