O Município e a Educação no Brasil: Minas Gerais na primeira república

Esta coletânea tem como proposta repensar a realidade educacional brasileira a partir do início da República. O projeto de educação republicana, ainda hoje, não definitivamente implantado, nem suficientemente estudado, tem suas raízes nos anos iniciais da nova forma de governo e, para compreendermos o sistema que temos, precisamos pensá-lo desde o princípio. Os estudos aqui reunidos buscam cumprir esse papel, embora não se debrucem sobre a totalidade brasileira, centram-se numa realidade extremamente rica para a análise: o estado de Minas Gerais.

1a edição
Outubro/2012
R$46,00
Preço de capa
978-85-7516-587-4
ISBN
310
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação
Impasses e Desafios à Organização da Instrução Pública nas Minas Republicanas

Capítulo 01
O Município e a Educação em Minas Gerais: a implementação da Instrução Pública no início do Período Republicano
Wenceslau Gonçalves Neto

Capítulo 02
O Município e a Educação no Brasil: as ações da Câmara Municipal de Uberabinha-Minas Gerais (1890 a 1920)
Carlos Henrique de Carvalho e Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho

Capítulo 03
A Criação de Escolas e o Preparo do Professor (1892-1906)
Lola Yazbeck

Capítulo 04
Escola Primária e Formação Docente: ensinando a ser professor(a) na escola normal de Montes Claros (1889-1906)
Sarah Jane Alves Durães

Capítulo 05
Os Primórdios da Educação em Araguary-MG: análise das iniciativas políticas acerca da instrução na República Velha (1897-1916)
Aline Ferreira Rodrigues e Wenceslau Gonçalves Neto

Capítulo 06
Educação como Projeto de Modernização no Interior das Gerais: um estudo sobre a instrução pública no Município de Uberaba nos anos iniciais da República Brasileira
Rogéria Moreira Rezende Isobe e Sandra Mara Dantas

Capítulo 07
Quando as Forças Republicanas se Fazem Presentes: educação em Mariana (1891-1909)
Rosana Areal de Carvalho e Fabiana de Oliveira Bernardo

Capítulo 08
Educar nos e para os Preceitos Higienistas: Juiz de Fora (1889-1906)
Luciana Araujo Valle de Resende e Wenceslau Gonçalves Neto

Capítulo 09
Montes Claros no Contexto Educacional Mineiro: (im)postura municipal e organização escolar no limiar da República
Antoniette Camargo de Oliveira e Eloy Alves Filho

Capítulo 10
Instrução no Município de Diamantina: entre o brilho dos diamantes e a busca pelas luzes da educação
Flávio César Freitas Vieira e Michelle Mattar Pereira de Oliveira

Capítulo 11
Educação em Ouro Preto: um olhar sobre a participação da Igreja Católica
Laila Caroline Pereira e Wenceslau Gonçalves Neto

Capítulo 12
Educação como Fator Secundário em Sacramento entre o Império e a República
Antoniette Camargo de Oliveira, Geraldo Inácio Filho e Osvaldo Freitas de Jesus

Sobre os Autores

Referencia

CARVALHO, Carlos Henrique de; GONçALVES NETO, Wenceslau (orgs.). O Município e a Educação no Brasil: Minas Gerais na primeira república. Campinas: Alínea, 2012.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Estado, Igreja e Educação: o mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX
    Estado, Igreja e Educação: o mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX
    Carlos Henrique de Carvalho e Wenceslau Gonçalves Neto (orgs.)
  2. O Lugar da Educação na Modernidade Luso-Brasileira no final do século XIX e início do século XX
    O Lugar da Educação na Modernidade Luso-Brasileira no final do século XIX e início do século XX
    Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho e Carlos Henrique de Carvalho
  3. Cinema e Ensino de História da Educação
    Cinema e Ensino de História da Educação
    Sauloéber Társio de Souza, Carlos Henrique de Carvalho, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro (orgs.)
  4. Mestrado profissional: implicações para a educação básica
    Mestrado profissional: implicações para a educação básica
    Selva Guimarães e Wenceslau Gonçalves Neto (orgs.)
Veja Também