O ambiente escolar em transformação
O livro traz uma reflexão colaborativa com diversos olhares capazes de nos colocar frente a frente com verdades e resultados que precisamos encarar. Compreender as mudanças por que passou a escola nos últimos 2 anos, torna-se indispensável para que possamos repensar juntos a educação como um caminho necessário, e fazer um balanço do que conseguimos construir e aprender nos tempos pandêmicos. Está evidente que o mundo atual precisa ser repensado em relação a seus hábitos e atitudes, e esta obra nos convida a refletir sobre as transformações da educação.
- 1a edição
- Novembro/2022
- R$79,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-047-2
- ISBN
- 304
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prólogo
Julio Groppa Aquino
Apresentação
Capítulo 0
História da escola e da cultura escolar
Carlota Boto
Comentários
Naomar de Almeida Filho
Parte 1.
A Escola Antes, Durante e Depois da Pandemia: reflexões de profissionais e estudantes da educação básica
Capítulo 1
O professor na coxia
Bruno Alvarez
Capítulo 2
Narcisos sem férias: sujeitos e materialidades de uma nova cultura escolar?
Ingrid Rodrigues Gonçalves
Capítulo 3
A docência na educação básica durante a pandemia da Covid-19: saberes pedagógicos em pauta
Lara Chaud Palacios Marin
Capítulo 4
Será que o vestibular ainda é uma opção?
Anna Julia Silva de Jesus
Capítulo 5
O que significa estudar em tempos pandêmicos?
Theo Garcia da Silva
Comentários
Ingrid Rodrigues Gonçalves
Parte 2.
O Desenvolvimento Humano, a Formação da Subjetividade e seus Entraves no Ambiente Escolar
Capítulo 6
Impactos do ambiente no desenvolvimento humano: as contribuições das teorias psicológicas interacionistas em tempos de pandemia
Claudio Gonçalves Prado
Capítulo 7
Compreensões acerca do cuidado: diálogo com pais e professores a partir da noção de ambiente segundo a psicanálise
Júlia Catani
Capítulo 8
“Menino veste azul e menina veste rosa”: análise de um enunciado
Bruna Lavinas Jardim Falleiros
Parte 3.
A Educação e a Saúde da Criança no Ambiente da Escola: considerações da pedagogia e da medicina
Capítulo 9
A escola como um ambiente propício à educação
Ana Laura Godinho Lima
Capítulo 10
A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico: riscos de quando a medicina adentra na escola
Maria Aparecida Affonso Moysés
Comentários
Daniel Revah
Parte 4.
A Escola como Espaço e como Lugar, a Escola Projetada: Considerações da geografia e da arquitetura
Capítulo 11
Escola como espaço e lugar: três visões de futuro para a educação paulistana
Ana Gabriela Godinho Lima
Capítulo 12
Animações educativas: aprender por meio da experiência, em qualquer espaço e de forma lúdica
Bruno da Mata Farias
Capítulo 13
Os espaços-tempos escolares em tempos pandêmicos
Valéria Cazetta
Comentários
Régia Cristina Oliveira
Posfácio
Natália Gil
Orelha
O Instituto Educbank entende que a educação é o único caminho para nos ajudar a construir futuros pacíficos, justos e sustentáveis. Compreender as mudanças por que passou a escola nos últimos 2 anos, torna-se indispensável para que possamos repensar juntos a educação como um caminho necessário nessa jornada para superar as desigualdades globais e construir um futuro comum – mais solidário, mais cooperativo.
Este é o momento de revermos o que resultou, e fazer um balanço do que conseguimos construir e aprender nos tempos pandêmicos.
O livro - O Ambiente Escolar em Transformação - traz uma reflexão colaborativa com diversos olhares capazes de nos colocar frente a frente com verdades e resultados que precisamos encarar.
A educação é a chave para o desenvolvimento de uma sociedade. Está evidente que o mundo atual precisa ser repensado em relação a seus hábitos e atitudes, e esta obra nos convida a refletir sobre as transformações da educação.