Motivação de Graduandos para a Pesquisa Científica
A motivação, no contexto da aprendizagem educacional, vem sendo estudada há muitas décadas, por diferentes autores, abarcando um leque de teorias. Sendo uma das variáveis determinantes da aprendizagem e do rendimento acadêmico dos alunos, as pesquisas sobre a motivação para aprender merecerem ser, cada vez mais, aprimoradas e refinadas. A investigação demonstra que, com o avançar da idade e da escolarização, os alunos vão internalizando, progressivamente, padrões motivacionais, passando a autorregular processos e estratégias cognitivas e metacognitivas nas aprendizagens, bem como nas realizações acadêmicas.
- 1a edição
- Agosto/2014
- R$40,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-694-9
- ISBN
- 172
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Introdução
1. A formação do pedagogo
Introdução
Perspetiva histórica da evolução do curso de pedagogia no Brasil
O novo perfil do pedagogo brasileiro
Considerações finais
2. Concepções e determinantes da aprendizagem no ensino superior
Introdução
Teoria da motivação orientada pelas metas de realização
Meta performance-aproximação
Estratégias de estudo e aprendizagem
Esforço como outro conceito de motivação
Estudos empíricos sobre os fundamentos da aprendizagem
Considerações finais
3. Metodologia do Estudo Empírico
Introdução
Tipo de estudo
Amostra
Instrumentos
Procedimentos
Tratamento dos dados
4. Resultados
Introdução
Fiabilidade dos resultados nos instrumentos de avaliação e observação
Resultados nas dimensões do estudo
Análise das relações entre as variáveis em estudo
Estudo qualitativo das vivências, crenças e atitudes dos alunos face à pesquisa científica
5. Discussão
Introdução
Comportamento motivado e pesquisa científica: orientação para metas de realização e esforço dos estudantes
Estratégias de aprendizagem e participação em atividades de pesquisa científica
Implicação da pesquisa científica para a formação do profissional de pedagogia e prática pedagógica
Conclusões
Referências
Orelha
A motivação, no contexto da aprendizagem educacional, vem sendo estudada há muitas décadas, por diferentes autores, abarcando um leque de teorias. Sendo uma das variáveis determinantes da aprendizagem e do rendimento acadêmico dos alunos, as pesquisas sobre a motivação para aprender merecerem ser, cada vez mais, aprimoradas e refinadas.
A investigação demonstra que, com o avançar da idade e da escolarização, os alunos vão internalizando, progressivamente, padrões motivacionais, passando a autorregular processos e estratégias cognitivas e metacognitivas nas aprendizagens, bem como nas realizações acadêmicas.
O aluno autorregulado em sua aprendizagem é aquele que sabe planejar, controlar e avaliar seus processos cognitivos, metacognitivos, motivacionais, afetivos, comportamentais e contextuais. Motivado, aprende com destreza e vontade, sempre a par de suas possibilidades, limitações e capacidades. Controla e regula os processos de aprendizagem, a fim de atender às tarefas exigidas no contexto escolar e curricular, aprimora suas habilidades, melhorando seu rendimento e, quando for o caso, muda de estratégias e as adequa frente às diferentes situações de aprendizagem.