Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia
- 6a edição
- Revisada
- Janeiro/2019
- R$62,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-850-9
- ISBN
- 150
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Introdução: Por que ciência? Por que psicologia científica? Informações úteis aos estudantes de psicologia
Psicologia como ciência
Capítulo 1
Formas de Conhecimento: empírico, religioso, filosófico e científico
Conhecimento empírico
Conhecimento religioso
Conhecimento filosófico
Conhecimento científico
Implicações para a psicologia
Capítulo 2
Método em Ciência e em Psicologia
Características do método científico
Principais tipos de pesquisa
Estudos longitudinais e transversais
Estratégias de pesquisa
Pesquisa quantitativa e qualitativa
Capítulo 3
A Escolha do Método de Pesquisa
O problema da pesquisa
Tipos de questões de pesquisa
Hipóteses de pesquisa
O método e o pesquisador
Capítulo 4
Níveis de Mensuração e Variáveis Analíticas em Ciências
Variáveis analíticas em ciências
Variável contínua e descontínua
Controle e manipulação de variáveis
Nível de mensuração
Capítulo 5
Principais Delineamentos de Pesquisa
Conceito de delineamento
Delineamentos de pesquisa descritiva
Delineamentos de pesquisa experimental
Capítulo 6
Etapas do Trabalho Científico
Escolhendo o tema e o problema
Recuperando a informação
Definindo o problema e formulando hipóteses
Determinando os objetivos da pesquisa
Determinando o método da pesquisa
Escolhendo os sujeitos: a amostra
Escolhendo o material
Determinando o procedimento
Transcrevendo os dados obtidos
Tratando os dados obtidos
Discutindo os resultados e concluindo
Capítulo 7
Projeto e Relatório de Pesquisa
Estudos preliminares
O anteprojeto
O projeto de pesquisa e suas partes
Componentes do projeto de pesquisa
Componentes do relatório de pesquisa
Referências
Apêndices
Orelha
Pode parecer redundante contar no mercado com mais um livro sobre metodologia científica. Pelo menos neste caso, não é certa esta consideração. O livro surgiu da prática de ensinar ciência aos jovens estudantes de Psicologia, da necessidade do autor de responder a dúvidas e ansiedade de seus alunos quanto ao que faz da Psicologia uma ciência e uma profissão. Ao mesmo tempo, é um reafirmar do autor de sua convicção da importância do aluno, desde a graduação, adentrar na prática do fazer ciências e, também, aprender a ser um consumidor crítico do saber científico, estando particularmente atento aos limites impostos pela forma usada para gerá-los.
É um livro introdutório, didático, bem organizado e capaz de motivar para a pesquisa. Certamente, cada área do conhecimento e, em cada uma delas, cada autor tem concepções diferentes de método, pesquisa, material, delineamento etc. Mas há denominadores comuns e eles estão presentes neste livro. É possível que alguém prefira, por exemplo, chamar de Conhecimento Instintivo ou Vivencial o que aparece como Conhecimento Empírico, denominação que era para alguns equivalente ao Científico. O leitor percebe que é preciso ser flexível e estar sempre evoluindo metodologicamente para poder acompanhar o próprio desenvolvimento científico.
Há muito que aprender e muitos poderão se beneficiar, não só na graduação, com a leitura do presente livro. Fica aqui a esperança de que ele possa ajudar as pessoas interessadas em fazer pesquisa, como era desejo de seu autor. Obrigada, Luiz Fernando, por mais esta colaboração.
Geraldina Porto Witter