Subjetividade: teoria, epistemologia e método

Esta obra representa uma contribuição madura dos autores, que têm organizado e desenvolvido essa linha de trabalho durante mais de 20 anos. Apresentam-se nela novas reflexões sobre a relação entre Teoria da Subjetividade, Epistemologia Qualitativa e Metodologia construtivo-interpretativa que se aprofundam, de forma simultânea e didática, no processo de construção da informação encarado dessa perspectiva.

1a edição
Setembro/2017
R$65,00
Preço de capa
978-85-7516-810-3
ISBN
194
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com
.

Sumário

Introdução

Capítulo 1
Epistemologia Qualitativa: seus caminhos, avanços e desafios nos últimos vinte anos
Epistemologia Qualitativa: o contexto de sua emergência na Psicologia, na Filosofia e nas Ciências Sociais
Avanços e desafios atuais da Epistemologia qualitativa
A metodologia construtivo–interpretativa: a pesquisa como produção teórica

Capítulo 2
A Teoria da Subjetividade no Momento Atual: implicações para a pesquisa e para a prática psicológica
Breve histórico do desenvolvimento da teoria da subjetividade: avançando no caráter epistemológico e metodológico dos conceitos dessa proposta
Aprofundamento na relevância teórica atual dos conceitos e do caráter configuracional da Teoria da Subjetividade
Avançando sobre os conceitos de agente e sujeito
Avançando no aprimoramento do conceito de subjetividade social

Capítulo 3
O Processo da Pesquisa Construtivo-interpretativa
A definição dos participantes na pesquisa construtivo-interpretativa
A construção da informação na pesquisa construtivo-interpretativa
A didática da construção de informação na pesquisa construtivo-interpretativa
Ampliando a noção de trabalho de campo: a ‘imersão’ do pesquisador no campo numa continuidade dialógica aberta e imprevisível
A formação do pesquisador para trabalhar na pesquisa construtivo-interpretativa
As oficinas como importante recurso formativo
A importância da supervisão

Referências

Orelha

Após a publicação do livro Epistemología cualitativa y subjetividad (González Rey, 1997), no qual foram iniciados os estudos orientados para a inclusão do tema da subjetividade em uma perspectiva cultural – histórica, os trabalhos relacionados com essa temática têm se multiplicado, assim como o diálogo sobre esse assunto, tanto entre autores que se apoiam na teoria cultural–histórica, quanto entre os que, tendo como base outras abordagens teóricas, têm também se interessado por essa questão. Igualmente, tem se ampliado a utilização da Epistemologia Qualitativa − não sem equívocos − nas pesquisas, especialmente nos campos da saúde e da educação.
Esta obra representa uma contribuição madura dos autores, que têm organizado e desenvolvido essa linha de trabalho durante mais de 20 anos. Apresentam-se nela novas reflexões sobre a relação entre Teoria da Subjetividade, Epistemologia Qualitativa e Metodologia construtivo-interpretativa que se aprofundam, de forma simultânea e didática, no processo de construção da informação encarado dessa perspectiva.
Assim, discutem-se resultados de diferentes pesquisas desenvolvidas com base nesse referencial, com o intuito de mergulhar no complexo processo da elaboração teórica em pesquisa, superando a ideia de ‘pesquisa empírica’ tão difundida no paradigma empírico-instrumental.
O livro traz ainda novas ideias e pesquisas úteis a profissionais e pesquisadores interessados nos temas da subjetividade, da epistemologia e da metodologia nos campos da Psicologia, da Educação, das Ciências Sociais e da Saúde em geral. Constitui, portanto, uma rica fonte de assuntos para reflexão e debate que, sem dúvidas, poderá contribuir para pesquisas em andamento e como fomento para novos estudos.

Referencia

MARTíNEZ, Albertina Mitjáns; REY, Fernando Luis González. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea, 2017.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. Psicologia Escolar e Compromisso Social
    Psicologia Escolar e Compromisso Social
    Albertina Mitjáns Martínez (org.)
  2. A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
    A Complexidade da Aprendizagem: destaque ao ensino superior
    Albertina Mitjáns Martínez e Maria Carmen Villela Rosa Tacca (org.)
  3. Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas
    Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas
    Albertina Mitjáns Martinez, Mauricio Neubern e Valéria D. Mori (orgs.)
  4. Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco
    Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco
    Maria Carmen V. Rosa Tacca, Albertina Mitjáns Martínez, Fernando Luis González Rey e Cristina M. Madeira Coelho (Orgs.)
  5. Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
    Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen V. R. Tacca e Roberto Valdés Puentes (orgs.)
  6. Subjetividad: teoría, epistemología y método
    Subjetividad: teoría, epistemología y método
    Fernando Luis González Rey y Albertina Mitjáns Martínez
  7. Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais
    Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen Villela Rosa Tacca e Roberto Valdés Puentes (Orgs.)
  8. Subjetividade, sujeito e vida: diálogos com Fernando González Rey
    Subjetividade, sujeito e vida: diálogos com Fernando González Rey
    Daniel Magalhães Goulart e Fernando González Rey
  9. Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa: práticas profissionais e pesquisas
    Teoria da Subjetividade e Epistemologia Qualitativa: práticas profissionais e pesquisas
    Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen Tacca, Maristela Rossato e Roberto Valdés Puentes (org.)