Mestrado profissional: implicações para a educação básica
No atual cenário educacional brasileiro, soluções teórico-práticas ganham relevo. A proposta do Mestrado Profissional pode conciliar esses dois âmbitos, uma vez que enfoca o estudo e a pesquisa articulados às escolas de educação básica, compreendendo-as e, com elas, descobrindo caminhos e intervenções que possibilitem a construção coletiva de saberes e práticas docentes, potencializando o direito de aprender de todos: crianças, adolescentes, jovens e adultos.
- 1a edição
- Agosto/2018
- R$58,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-825-7
- ISBN
- 234
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Capítulo 01
Gestão Educacional em Forma de Mestrado Profissional: uma experiência em desenvolvimento
Flávia Obino Corrêa Werle, Artur Eugênio Jacobus e Maria Aparecida Marques da Rocha
Capítulo 02
A Produção de Conhecimento Aplicado como Foco dos Mestrados Profissionais
Bernardo Jefferson de Oliveira e Samira Zaidan
Capítulo 03
Formação Docente: experiências e desafios no mestrado profissional em ciências e matemática
Vlademir Marim e Neiva de Castro Cardoso Andraus
Capítulo 04
Os Significados do Mestrado Profissional em Ensino de História na Perspectiva dos Professores em Formação
Marizete Lucini
Capítulo 05
Os Mestrados Profissionais no IFTM: experiências e reflexões
Célia Aparecida Almeida Estevam e Humberto Marcondes Estevam
Capítulo 06
Mestrado Profissional: interações institucionais e formação docente para a educação básica
Eloy Alves Filho, Maria Aparecida Resende Ottoni e Maria Luiza de Borba Alves
Capítulo 07
Práticas Interdisciplinares na Formação Continuada de Professores: desafios do mestrado profissional em educação
Selva Guimarães
Capítulo 08
A Contribuição do Mestrado Profissional na Formação de Professores Pesquisadores
Valeska Guimarães Rezende da Cunha e Renata Teixeira Junqueira Freire
Capítulo 09
A Educação Básica, a Base Nacional Curricular Comum e o Mestrado Profissional em Educação
Osvaldo Freitas de Jesus e Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
Capítulo 10
O Legado do Movimento Nacional dos Educadores: a base comum nacional para a formação de professores nos anos de 1980
Mario Borges Netto, Carlos Henrique de Carvalho e Wenceslau Gonçalves Neto
Posfácio
Da Organização do Trabalho Pedagógico e do Trabalho Didático: entre a docência e a gestão
José Carlos Souza Araujo
Orelha
No atual cenário educacional brasileiro, soluções teórico-práticas ganham relevo. A proposta do Mestrado Profissional pode conciliar esses dois âmbitos, uma vez que enfoca o estudo e a pesquisa articulados às escolas de educação básica, compreendendo-as e, com elas, descobrindo caminhos e intervenções que possibilitem a construção coletiva de saberes e práticas docentes, potencializando o direito de aprender de todos: crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Este livro, que reúne experiências de diferentes áreas da Educação em diversas instituições nacionais, vem ao encontro da necessidade de se divulgarem e discutirem os resultados que vêm sendo apresentados por esses Programas de Pós-graduação, assim como buscar respostas para as questões que nos desafiam no cotidiano escolar.
A questão da política pública educacional, a história dos mestrados profissionais, a experiência e o papel desses Programas, as experiências do dia a dia da formação de professores, os conhecimentos que ela deve proporcionar, bem como os desafios postos à educação escolar na atualidade são alguns dos temas aqui debatidos e partilhados, a fim de que educadores, tanto os que procuram aperfeiçoamento profissional e uma prática docente mais eficaz, como aqueles que buscam proporcioná-la, possam conhecer esse campo em expansão e dele participar.