Logística: Armazenagem, Distribuição e Trade Marketing

A formatação deste livro é focada em estudantes e profissionais para aprimoramento de seus conhecimentos. Nossa preocupação maior foi trazer à tona um conteúdo atualizado, respaldado por múltiplos modelos mentais, com visões de grandes autores e profissionais de logística e cadeia de suprimentos. A propósito do tema central desta publicação, a logística, pode-se afirmar, sem receio algum, que, hoje, se constitui em atividade imprescindível para nossas vidas, tendo importância crucial no comércio internacional e nas vendas eletrônicas ou no simples recebimento de encomendas expressas, correspondendo o conjunto de suas atividades a cerca de 10% do PIB de uma nação industrializada de Primeiro Mundo.

5a edição
Outubro/2013
R$50,00
Preço de capa
978-85-7516-664-2
ISBN
170
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
Abrir na LibriLaboris
Abrir na Amazon.com

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Material Complementar

Alguns materiais possuem acesso restrito a Professores cadastrados.

Já sou cadastrado Desejo me cadastrar

  • Exercícios Complementares (PDF) Acesso Restrito

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Evolução dos Sistemas Logísticos
Internacionalização da economia e logística internacional
Importância da logística no mundo contemporâneo
Estrutura e organização da logística empresarial

Capítulo 2
Logística Integrada
Logística integrada e cadeia de suprimentos
O sistema logístico integrado
Barreiras à integração da logística

Capítulo 3
Transportes
Transporte de matérias-primas e mercadorias
Modais básicos de transporte
Logística Intermodal ou Multimodal
Formas de Transporte na Distribuição Global
Panorama do transporte para exportação no Brasil

Capítulo 4
Suprimento Físico
Suprimento Físico: Tendências
Arranjos logísticos em fornecimento de materiais
Análise de valor nas compras
VMI – Vendor Managed Inventory ou Estoque Gerenciado pelo Revendedor
EDI – Electronic Data Interchange
ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor

Capítulo 5
Armazenagem e Movimentação de Matérias-primas e Mercadorias
Tendências da armazenagem e movimentação
Função estocagem e estratégia de marketing
Equipamentos e tecnologia de armazenagem e movimentação
WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazéns
Embalagens

Capítulo 6
Gestão de Canais de Distribuição e Trade Marketing
Canais de Distribuição
Logística reversa
Canais de marketing
Gerência de canais de distribuição de varejo e de atacado
GIS – Geografic Information System
Trade Marketing

Capítulo 7
Marketing, Logística e Serviços ao Cliente
Marketing e logística
Serviços ao cliente
Third Party Logistics – 3PL e Fourth Party Logistics – 4PL

Referências

Orelha

Estamos em plena era do conhecimento, em que vivenciamos paradigmas totalmente antagônicos aos da era anterior, a chamada Era Industrial. Hoje, o tripé de sustentação se calça em inovação, criatividade e empreendedorismo e é necessário ter muito conhecimento da área profissional para se atingir resultados e provocar mudanças, a fim de se adequar ao mercado, somando-se o desenvolvimento intra e interpessoal, como dinamismo, boa comunicação, proatividade, liderança, inteligência emocional, assertividade, dentre outros predicados exigidos na árdua tarefa para o êxito profissional.
A propósito do tema central desta publicação, a logística, pode-se afirmar, sem receio algum, que hoje se constitui em atividade imprescindível para nossas vidas, tendo im-portância crucial no comércio internacional e nas vendas eletrônicas ou no simples recebimento de encomendas expressas, correspondendo o conjunto de suas atividades a cerca de 10% do PIB de uma nação industrializada de Primeiro Mundo.
A formatação deste livro é focada a estudantes e profissionais da área para o aprimoramento de seus conhecimentos. Nossa preocupação maior foi trazer à tona um conteúdo atualizado, respaldado por múltiplos modelos mentais, com visões de grandes autores e profissionais de logística e cadeia de suprimentos, e permeado por várias aplicações práticas de empresas conhecidas, buscando, o máximo possível, respeitar as diretrizes curriculares das disciplinas compatíveis com a obra, no que tange a ementa e conteúdo programático. Talvez esta diretriz tenha contribuído para que as primeiras edições tenham sido adotadas como livro bá-sico ou complementar por um número significativo de cursos de graduação e de pós-graduação em diversas regiões do país, fatos que, ocasionalmente, vieram ao nosso conhecimento.

Referencia

HARA, Celso Minora. Logística: Armazenagem, Distribuição e Trade Marketing. 5. ed. Campinas: Alínea, 2013.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. A Influência do Marketing no Consumo
    A Influência do Marketing no Consumo
    Celso Minoru Hara, Adriana Cristina Horita e Maria Fernanda Escanhuela
Veja Também