Letramentos: para um mundo melhor
As funcionalidades da leitura e da escrita, geralmente, ficam restritas à mera codificação e decodificação de signos e palavras. Em reação, neste trabalho, apresentamos uma perspectiva plural e social, denominada Letramentos, firmada na capacidade humana de realizar uma leitura diária do mundo - do mundo interior e exterior de cada um - e de compor novos mundos por meio do uso das múltiplas linguagens da representação de sentidos.
No Brasil, a difusão das práticas de letramentos desponta como uma necessidade urgente para a superação das inúmeras privações da palavra e pobrezas de capacidades relativas à leitura e escrita. Essa necessidade é ainda mais premente quando se propõe a resgatar para o povo, em seus contextos diversos, as ferramentas disponíveis para ler e compor seus mundos singulares, permitindo conferir o mesmo valor à diversidade de respostas em circunstâncias também diferentes.
Não é suficiente criar bibliotecas e espaços de leitura para suprir a real fome de livros, é preciso, concomitantemente, ensinar e criar contextos para que as funcionalidades e múltiplas formas de leitura e escrita sejam plenamente experienciadas por sujeitos leitores em seus contextos. Dessa maneira, é fundamental mobilizar o leitor-cidadão a descobrir porque e o como aproveitar seu potencial, tornando-o agente de trans-form-ação pessoal, relacional e universal.
Resultado de mais de uma década de aplicação do Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, o presente texto apresenta a proposta de uma mudança efetiva e sustentável para as políticas públicas de leitura e escrita. É dirigido a todos aqueles que quiserem se envolver na construção de um mundo melhor, sobretudo, estudantes, professores e gestores.
No Brasil, a difusão das práticas de letramentos desponta como uma necessidade urgente para a superação das inúmeras privações da palavra e pobrezas de capacidades relativas à leitura e escrita. Essa necessidade é ainda mais premente quando se propõe a resgatar para o povo, em seus contextos diversos, as ferramentas disponíveis para ler e compor seus mundos singulares, permitindo conferir o mesmo valor à diversidade de respostas em circunstâncias também diferentes.
Não é suficiente criar bibliotecas e espaços de leitura para suprir a real fome de livros, é preciso, concomitantemente, ensinar e criar contextos para que as funcionalidades e múltiplas formas de leitura e escrita sejam plenamente experienciadas por sujeitos leitores em seus contextos. Dessa maneira, é fundamental mobilizar o leitor-cidadão a descobrir porque e o como aproveitar seu potencial, tornando-o agente de trans-form-ação pessoal, relacional e universal.
Resultado de mais de uma década de aplicação do Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, o presente texto apresenta a proposta de uma mudança efetiva e sustentável para as políticas públicas de leitura e escrita. É dirigido a todos aqueles que quiserem se envolver na construção de um mundo melhor, sobretudo, estudantes, professores e gestores.
Coleção Humanismo e Salutogênese
- 1a edição
- Fevereiro/2010
- R$27,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-374-0
- ISBN
- 110
- Páginas
- 140 x210 mm
- Formato
Com desconto
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Sumário
PrefácioProfa. Dra. Maria Isolda Castelo Branco
Apresentação
Capítulo 1.
Introdução
Os caminhos de Freire para a esperança
Capítulo 2.
Vida e Experiência
Um caminho de conscientização
Capítulo 3.
Ler e Escrever Podem Mudar o Mundo
Trans-form-ações com práticas de letramentos
Ler e escrever podem mudar um mundo
Programas de práticas de letramentos
Quando a felicidade poderia ser o indicador
Palavra para todos
O que deveríamos saber para ensinar a ler e escrever
Ler e escrever podem mudar um mundo
Programas de práticas de letramentos
Quando a felicidade poderia ser o indicador
Palavra para todos
O que deveríamos saber para ensinar a ler e escrever
Capítulo 4.
Mais um Passo Rumo à Mudança
Posfácio.
Basta Acreditar na Utopia!
Profa. Dra. Virginia Moreira
Referências
Sobre o Autor