LDB: balanços e perspectivas para a educação brasileira
Considerando-se a importância do processo de implantação da atual LDB, o livro apresenta análises de pesquisadores que estudam as políticas educacionais e os nexos existentes entre a organização do trabalho escolar e os determinantes sócio-históricos e políticos-culturais presentes na sociedade atual, bem como demonstra a pertinência de os pesquisadores, em educação, continuarem a empreender esforços, conceituais e metodológicos, nas investigações sobre as políticas e o funcionamento de instituições educativas. Assim, os balanços e as perspectivas para a educação brasileira, no período pós- LDB, constituem a temática central deste livro, na expectativa de um impacto positivo sobre os processos formativos de pesquisadores tanto na graduação como na pós-graduação.
- 2a edição
- Revisada
- Março/2012
- R$65,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-511-9
- ISBN
- 352
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
PrefácioApresentação: tendências teórico-metodológicas para a pesquisa de políticas e gestão em educação
Parte 1. Políticas e Gestão
Capítulo 1
LDB, PCNs e Tendências Curriculares: uma interpretação à luz dos movimentos sociais
Mara Rúbia Alves Marques
Capítulo 2
Dez Anos de LDB: anos de contínua reforma educacional
Antonio Bosco de Lima
Capítulo 3
Gestão Democrática na Educação: as contribuições e omissões da LDB (Lei 9.394/96)
Maria Vieira Silva
Capítulo 4
Gestão Democrática e Cultura Organizacional Escolar: uma perspectiva de análise a partir da Lei 9.394/1996
Fernanda Motta de Paula Resende e Marcelo Soares Pereira da Silva
Parte 2. Educação Superior/Avaliação
Capítulo 5
Reforma da Educação Superior: aspectos jurídicos e político-culturais e expansão do setor privado
Elane Luís Rocha
Capítulo 6
A LDB e a Avaliação Institucional na Educação Superior: aproximando concepções
Marilúcia de Menezes Rodrigues
Capítulo 7
A Lei nº 9.394/96 e a Avaliação Educacional: regulação e flexibilidade
Maria Simone Ferraz Pereira e Olenir Maria Mendes
Parte 3. Formação de Professores
Capítulo 8
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e o Imperativo da Flexibilização
Sarita Medina da Silva
Capítulo 9
A Educação a Distância/EAD e o Contexto Educacional Brasileiro Pós-LDB
Juliene Silva Vasconcelos
Capítulo 10
A LDB, as Políticas Públicas e a Formação de Professores: rumo ao paradigma da inclusão educacional?
Lázara Cristina da Silva
Parte 4. Educação Inclusiva
Capítulo 11
Políticas Educacionais de Inclusão no Marco da Legislação Nacional: o caso do estado de Goiás
Ana Lúcia Martins Kamimura
Capítulo 12
Discursos da Inclusão Escolar dos Alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais à Luz da Crítica da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Cristiane da Silva Santos
Capítulo 13
Da LDB 9394/96 para a Lei 10.639/03: limites e perspectivas
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Parte 5. Modalidades de Educação: Educação infantil e educação de jovens e adultos
Capítulo 14
A Educação Infantil no Âmbito da LDB 9394/96: ajustes e limitações contemporâneas
Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa Carrijo
Capítulo 15
As Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos nos Anos 90: um olhar pela perspectiva foucaultiana
Elizabeth Gottschalg Raimann
Sobre os Autores
Orelha
Este livro é resultado de pesquisas vincula-das à Linha de Políticas Públicas e Gestão em Educação, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O tema central é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sancionada em 20 de dezembro de 1996, bem como os demais dis-positivos legais a ela associados e que definem, há mais de uma década, os rumos da educação brasileira no contexto de uma nova configuração da gestão pública, pautada, inclusive, na perspectiva da educação como condição de desenvolvimento econômico, transformação cultural e solidariedade nacional, nos países centrais, e de inserção no processo global de desenvolvimento dos países periféricos. Nesse sentido, a LDB e o Plano Nacional de Educação, de 2001, na esteira da Constituição Federal de 1988, constituem referências de que resultam iniciativas político-administrativas que compõem uma ampla reforma educacional no Brasil e são apresentados como marcos jurídico-normativos que regem a educação nos termos de uma verdadeira política de Estado.
Considerando-se, portanto, a importância do processo de implantação da atual LDB, o livro apresenta análises de pesquisadores que estudam as políticas educacionais e os nexos existentes entre a organização do trabalho escolar e os determinantes sócio-
-históricos e político-culturais presentes na sociedade atual, bem como demonstra a pertinência de os pesquisadores em educação continuarem a empreender esforços conceituais e metodológicos nas investigações sobre as políticas públicas e o funcionamento de instituições educativas.
É nesse sentido que os balanços e as perspectivas para a educação brasileira, no período pós-LDB, constituem a temática central deste livro, na expectativa de um impacto positivo sobre os processos formativos de pesquisadores tanto na graduação como na pós-graduação.