Interações e Brincadeiras na Educação Infantil
O que é mais importante no trabalho docente na educação infantil? Deve-se, ou não, interferir na brincadeira? A brincadeira pode ser uma ferramenta didático-metodológica? A interação mais importante é a que ocorre entre as crianças? A interação com os adultos deve ocorrer? É possível falar em ensino na brincadeira e nos momentos de interação? Entre a interação e a brincadeira, o que é mais importante para gerar desenvolvimento na criança? Mais que simples perguntas e respostas, elas são um convite a você, leitor, para indagar, redescobrir e compreender o importante papel que o adulto desempenha no desenvolvimento infantil, em especial, os professores de educação infantil. Em cada texto, você encontrará pequeninas chaves para abrir as muitas portas de possibilidades do trabalho pedagógico nas salas de aula.
- 2a edição
- Revisada
- Junho/2021
- R$58,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-025-0
- ISBN
- 148
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Introdução
Capítulo 1
Interações ou Brincadeiras? Afinal, o que é mais importante na educação infantil? E o ensino, como fica?
Alessandra Arce
Capítulo 2
É Hora de Trocar a Fralda! Contribuições da teoria histórico-cultural para o trabalho com bebês na educação infantil
Janaina C. Silva
Capítulo 3
Vamos Explorar os Objetos! A criança em seu segundo e terceiro anos de vida
Michele Varotto
Capítulo 4
Vamos Brincar de Faz de Conta? A brincadeira de papéis sociais e a importância da interação com o professor
Alessandra Arce e Merilin Baldan
Capítulo 5
Interações, Aprendizagens e Desenvolvimento Humano em Contextos Escolares para a Infância
Eliza Maria Barbosa
Orelha
O que é mais importante no trabalho docente na educação infantil? Deve-se, ou não, interferir na brincadeira? A brincadeira pode ser uma ferramenta didático-metodológica? A interação mais importante é a que ocorre entre as crianças? A interação com os adultos deve ocorrer? É possível falar em ensino na brincadeira e nos momentos de interação? Entre a interação e a brincadeira, o que é mais importante para gerar desenvolvimento na criança? Essas são algumas das questões que este livro pretende responder apoiando-se na Teoria Histórico-cultural e na Pedagogia Histórico-crítica.
Mais que simples perguntas e respostas, elas são um convite a você, leitor, para indagar, redescobrir e compreender o importante papel que o adulto desempenha no desenvolvimento infantil, em especial, os professores de educação infantil. Em cada texto, você encontrará pequeninas chaves para abrir as muitas portas de possibilidades do trabalho pedagógico nas salas de aula.