Iniciação Científica no Ensino Superior: funcionamento e contribuições
O livro apresenta as origens e o estabelecimento da Iniciação Científica no interior das universidades brasileiras, além de um detalhamento sobre as principais considerações advindas de diversas pesquisas brasileiras sobre o tema. São levantadas as principais contribuições das pesquisas sobre Iniciação Científica, em especial, abordando-a como atividade de formação do universitário. Traz, também, uma avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq - quanto a seus objetivos e caracteriza algumas particularidades do funcionamento da Iniciação Científica. São apresentados os resultados de pesquisas sobre Iniciação Científica em cursos de graduação em Química, nossa área de estudo em particular. São também discutidos os referenciais teóricos da Análise do Discurso de Linha Francesa e da Sociologia e Antropologia da Ciência, empregados em grande parte dos trabalhos relacionados à área de Química.
Esperamos que os conteúdos presentes neste livro contribuam para que as Instituições de Ensino Superior, seus docentes e discentes, conheçam melhor a atividade de Iniciação Científica e possam, assim, propor ações que promovam e incentivem o graduando a realizar pesquisa, considerando as inúmeras contribuições advindas dessa atividade. Esperamos, ainda, que nossa obra estimule outros pesquisadores a se envolverem com investigações sobre a Iniciação Científica.
- 1a edição
- Junho/2010
- R$48,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-156-9
- ISBN
- 140
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
Iniciação Científica
Capítulo 2
Pesquisas sobre Iniciação Científica no Brasil
Capítulo 3
Iniciação Científica como Atividade de Formação do Universitário
Desenvolvimento pessoal
Nova visão da ciência
Socialização profissional
Capítulo 4
PIBIC: Considerações sobre o Programa e seus Objetivos
Iniciação Científica no encaminhamento profissional
Capítulo 5
Caracterização de Algumas Particularidades do Funcionamento da Iniciação Científica
Atividades desenvolvidas
Motivação para a pesquisa
Seleção do orientando/orientador
Expectativas, decepções e dificuldades vivenciadas na Iniciação Científica
Capítulo 6
Pesquisas sobre Iniciação Científica em Cursos de Graduação em Química
Análise do Discurso e apropriação da linguagem científica
Sociologia e Antropologia da Ciência e apropriação da linguagem científica
Conclusões
Lista de Abreviaturas e Siglas
Referências
Apêndice 1:
Publicações consultadas no Portal de Periódicos CAPES
Orelha
Desde a década de 1950 foram instituídos no Brasil, por agências de fomento, programas de incentivo à pesquisa científica na graduação. No entanto, existem poucos trabalhos na literatura que investigam a atividade da Iniciação Científica desenvolvida em nosso país. A presente obra, dirigida a gestores, docentes e discentes do ensino superior, apresenta e discute algumas características e contribuições da Iniciação Científica, aqui entendida como o conjunto de experiências vivenciadas por alunos de graduação, vinculadas a um projeto de pesquisa, elaborado e desenvolvido sob a orientação de um docente, com ou sem financiamento de agências de fomento.
O livro apresenta as origens e o estabelecimento da Iniciação Científica no interior das universidades brasileiras, além de um detalhamento sobre as principais considerações advindas de diversas pesquisas brasileiras sobre o tema. São levantadas as principais contribuições das pesquisas sobre Iniciação Científica, em especial, abordando-a como atividade de formação do universitário. Traz, também, uma avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PIBIC/CNPq – quanto a seus objetivos e caracteriza algumas particularidades do funcionamento da Iniciação Científica. São apresentados os resultados de pesquisas sobre Iniciação Científica em cursos de graduação em Química, nossa área de estudo em particular. São também discutidos os referenciais teóricos da Análise do Discurso de Linha Francesa e da Sociologia e Antropologia da Ciência, empregados em grande parte dos trabalhos relacionados à área de Química.
Esperamos que os conteúdos presentes neste livro contribuam para que as Instituições de Ensino Superior, seus docentes e discentes, conheçam melhor a atividade de Iniciação Científica e possam, assim, propor ações que promovam e incentivem o graduando a realizar pesquisa, considerando as inúmeras contribuições advindas dessa atividade. Esperamos, ainda, que nossa obra estimule outros pesquisadores a se envolverem com investigações sobre a Iniciação Científica.