História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista
- 1a edição
- Janeiro/2024
- R$89,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-060-1
- ISBN
- 278
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
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Sumário
Prefácio
Da História da Educação à Política Educacional: intersecções
Introdução
Capítulo 1
O Nascimento e a Institucionalização da Escola Primária Paulista
Contexto político e educação no Brasil
A institucionalização das escolas primárias paulistas
A novidade das estratégias de expansão
Notas finais
Capítulo 2
A Escola Primária Paulista: entre disputas e uma expansão desqualificada
Contexto político e educação no Brasil
Ruralistas e escolanovistas na regulamentação da escola primária paulista (1930-1937)
Nem ruralismo, nem escolanovismo: o assistencialismo como estratégia determinante de expansão da escola em São Paulo (1937 a 1945)
Notas finais
Capítulo 3
Os (Des)Caminhos Legais da Democratização da Escola Primária Paulista
Contexto político e educação no Brasil
São Paulo na dianteira desenvolvimentista e a expansão da escola primária a todo custo (e a baixos custos)
Notas finais
Capítulo 4
A Desconstrução da Escola Primária Paulista
Contexto político e educação no Brasil
O fim e os restos da escola primária republicana: rumo ao fundamental
Regulamentações gerais do ensino primário no estado
O protagonismo de São Paulo na desconstrução do ensino primário
Notas finais
Considerações Finais
Lista de Siglas
Orelha
Este livro traz como objeto a escola primária do estado de São Paulo, a partir da interlocução entre os campos da história da educação e da política educacional, tendo entre suas referências centrais as principais legislações que organizaram a escola paulista entre o final do século XIX e o final do século XX. Apresenta um importante panorama das normatizações que embasaram a política educacional do período, articulando a estas as mudanças postas na história política e econômica do país e do estado de São Paulo.
Uma de suas maiores contribuições é a organização analítica de dados teóricos e legais desse longo período, revelando as opções e tendências paulistas presentes nos vários momentos de expansão de sua escola primária, indo desde a Reforma da Instrução Pública de 1892, que sinalizava o sonho republicano de expandir a escolarização primária às massas populares, até os caminhos legais privilegiados nos últimos anos de vida formal dessa escola no estado.
Trata-se de uma obra do campo da história da educação, voltada não somente aos historiadores da área, mas notadamente aos pesquisadores, bem como aos professores e estudantes das licenciaturas, especialmente de Pedagogia, ao contribuir com a reflexão sobre os grandes desafios constantes do debate sobre a democratização da escola pública paulista ao longo dos anos.