História, Filosofia e Educação Matemática: práticas de pesquisa
Neste livro, são apresentadas algumas experiências investigativas, individuais ou coletivas, desenvolvidas por membros do grupo HIFEM, que tomam como objeto de pesquisa essas relações entre História, Filosofia e Educação Matemática. Apesar da proximidade existente entre algumas dessas investigações, que se situam em um mesmo campo, a produção apresentada neste livro é "plural", não apenas em suas temáticas, como também nos referenciais e abordagens utilizados.
- 2a edição
- Revisada
- Abril/2011
- R$74,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-436-5
- ISBN
- 298
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Grupo HIFEM: reflexões sobre uma experiência
Arlete de Jesus Brito e Maria Ângela Miorim
Capítulo 2
Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática: configurações
Carlos Roberto Vianna
Capítulo 3
A Prática Social do Cálculo Escrito na Formação de Professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente
Eliana da Silva Souza
Capítulo 4
Elementos para uma Compreensão das Matemáticas como Práticas Sociais
Denise Silva Vilela
Capítulo 5
Os Conhecimentos Matemáticos e a Experiência dos Sentidos: as elaborações de Diderot, d’Alembert, Condillac e Condorcet
Maria Laura Magalhães Gomes
Capítulo 6
A Filosofia da Educação Matemática de Paul Ernest e suas Relações com as Filosofias da Matemática de Imre Lakatos e de Ludwig Wittgenstein
Wilson Pereira de Jesus
Capítulo 7
Educação Matemática na CENP: possibilidades de interpretação
Gilda Lucia Delgado de Souza
Capítulo 8
Um Olhar sobre o Paradidático de Matemática
Andréia Dalcin
Capítulo 9
O Ensino de Matemática na Escola Técnica de Vitória nas Décadas de 1940 a 1960
Antonio Henrique Pinto
Sobre os Autores