História de Colaboração e Investigação na Prática Pedagógica em Matemática: ultrapassando os limites da sala de aula
Dione Lucchesi de Carvalho e Keli Cristina Conti (orgs.)
Esta obra é constituída por narrativas de práticas colaborativas, presenciais e virtuais e por práticas de reflexão e investigação de/sobre aulas de Matemática e transformações curriculares. Visa contribuir tanto para a constituição profissional do professor que dá aulas de Matemática como para a transformação curricular na busca pela incorporação da diversidade cultural presente na escola.
- 1a edição
- Julho/2009
- R$68,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-347-4
- ISBN
- 222
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
Com desconto
na livraria virtual
na livraria virtual
.
Sumário
ApresentaçãoParte I - Práticas Colaborativas
Capítulo 1
O Papel da Colaboração na Construção de uma Postura Investigativa do Professor de Matemática
Eliane Matesco Cristovão
Capítulo 2
A Colaboração na Profissionalização Docente: experiência de um grupo na escola
Monike Cristina Silva Bertucci
Capítulo 3
A Prática Colaborativa no Estágio Supervisionado e Seu Papel na Formação Docente
Keli Cristina Conti
Gilberto da Silva Liberato
Capítulo 4
Blog - Ampliando a Colaboração do Grupo de Sábado
Vanessa Moreira Crecci
Parte II - Práticas de Reflexão e/ou Investigação de/sobre Aulas de Matemática
Capítulo 5
Uma Professora e uma Aluna Surda
Adriana Franco de Camargo Lima
Capítulo 6
Cascão em Ora, bolinhas! Uma Conexão entre a Matemática e as Histórias em Quadrinhos
Conceição Aparecida Cruz Longo Martins
Fátima Carvalho Osório de Souza
Capítulo 7
Alunos que Contam Histórias Usando os Números Negativos
Adriana Correia Almeida
Dione Lucchesi de Carvalho
Capítulo 8
As Potencialidades do Jogo Rummikub na Exploração de Números Inteiros
Conceição Aparecida Cruz Longo Martins
Fátima Carvalho Osório de Souza
Capítulo 9
Explorando o Sentido de Número Irracional no Ensino Fundamental
Thais de Oliveira
Dario Fiorentini
Capítulo 10
O Potencial da Escrita Discursiva em Aulas de Matemática
Regina Célia Mussi Pontes
Capítulo 11
Por uma Avaliação Formativa e sem Mistérios
Adriana Franco de Camargo Lima
Conceição Aparecida Cruz Longo Martins
Capítulo 12
Ler, Escrever e 'Estatisticar': uma experiência na Educação de Jovens e Adultos
Keli Cristina Conti
Capítulo 13
Uma Experiência com o Triângulo de Sierpinski no Ensino Médio ou Fractais e 'Porcariazinhas' II
Eliane Matesco Cristovão
Sobre os autores